Agenda 21
Por: eide09 • 27/4/2015 • Relatório de pesquisa • 850 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
Introdução
De acordo com relatório de Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.
Para que se efetive um trabalho de conscientização ambiental, que seja voltado para a preservação do meio ambiente, precisamos ter clara a finalidade da Educação no Brasil e a importância do desenvolvimento de uma consciência ambiental para a preservação do meio que estamos inseridos.
O tema abordado tem como objetivo analisar os atos, as conseqüências e responsabilidades quanto cidadãos, fornecer informações e gerar medidas de conscientização e responsabilidade sustentável.
Assim é possível compreender que a ausência da reeducação sócio-ambiental, é uma contribuição para extinção humana, pois a degradação do planeta pelo consumismo desenfreado da raça humana é a causa dos desastres ambientais refletidos já em dias contemporâneos.
Pode-se afirmar que sustentabilidade busca conciliar a questão ambiental com a questão econômica incorporando o princípio básico da continuidade, nada pode ser sustentável, se não for contínuo.
Desenvolvimento
A agenda 21, “meio ambiente”
O ser humano é um ser inteligente e conseqüentemente capaz de evoluir, transformar e se adaptar com grande facilidade, o que precisa para que isto aconteça é de norteadores que levem a conscientização e com isto possa acontecer mudança e transformação necessária em nosso planeta para que as gerações futuras não tenham que enfrentar grandes problemas das quais o mundo enfrenta nos dias atuais.
A Agenda 21 demonstra os graves problemas a qual passa a humanidade e faz
um apelo a todas as nações para se unirem em prol do desenvolvimento sustentável.
Toda degradação que vem ocorrendo ao longo dos anos nada mais é do que a conseqüência de nossas ações desenhadas rumo ao consumo.
Para que os objetivos da Agenda 21 Local sejam atingidos, existe um amplo processo que depende da sensibilização e do estágio de amadurecimento de cada comunidade na discussão dos temas públicos de forma participativa. Assim, observando as diferentes experiências de Agenda 21 no Brasil podemos identificar diferentes estágios, qual seja: o da sensibilização, capacitação e institucionalização dos processos de agenda 21. O da elaboração, ou seja, definição de temas, elaboração de diagnósticos, formulação de propostas e definição de meios de implementação e o estágio da implantação propriamente dito.
Levando em consideração quanto às três dimensões da sustentabilidade que é o econômico, podemos dizer que nada mais é do que produzir de forma responsável, onde se visa o valor em real, para a conservação do nosso planeta sem prejudicar o mesmo, o ambiental que é uma das mais conhecidas, onde defende o uso consciente dos bens naturais, compreenderem a proteção e gestão dos recursos renováveis a fim de amenizar os impactos, preservar o que temos de mais precioso e o social que busca a igualdade social, onde todos tenham uma vida digna visando educar o ser humano para conscientizar o consumo consciente, para o desenvolvimento da região, país, ou empresa onde atua e assim preservar o nosso planeta.
Para que haja mudanças significativas podemos começar com pequenas atitudes, como plantar uma árvore, fazer coleta seletiva, reduzir a utilização do carro, economizar água, etc.
Sustentabilidade é o pequeno gesto que levará a grandes mudanças se forem adotadas por todos nós.
Utilizar os 3 Rs(Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Reduzir o consumo de energia elétrica, a utilização do carro, da água, etc..
Reutilizar papéis, doar os brinquedos, roupas usadas, etc.
Reciclar papéis, latas de alumínio, garrafas, plásticos, etc.
...