Analise Critica Determinantes Sociais do Processo Saúde-doença e Promoção à Saúde
Por: Libia Daniele Jaty • 4/11/2022 • Resenha • 512 Palavras (3 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Oeste do Pará
Instituto de Saúde Coletiva (isco)
Bacharelado Interdisciplinar Em Saúde
Determinantes sociais do processo saúde-doença e promoção à saúde
Docente: Mirna Malcher
Discente: Líbia Daniele Oliveira Jaty
Analise Critica
O texto inicia abordando um ponto muito pertinente ao meu ver e geralmente tocamos nele quando falamos em relação as dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS) que é o fato inegável de que nesses 30 anos de SUS houveram sim avanços em relação ao atendimento, acolhimento e atenção, porem assim como sempre tocamos nesse ponto da melhora e quase que automático logo depois a discussão acerca dos entraves que ocorrem com o SUS, bem como as causas disso.
E esse e o objetivo do texto e justamente falar sobre isso, e o mesmo aponta dois fatores que na sua visão afeta muito o SUS e ainda aponta que esses dois pontos abordados e sem duvida muito importante para os trabalhadores da saúde, os pontos são o subfinanciamento e as insuficiências da gestão local do SUS.
O primeiro trata-se dos recursos destinados à operacionalização e financiamento do SUS, a critica aqui citada e em torno de como esse recurso não acompanha o crescimento do PIB ou da população, fazendo assim com que ele não seja suficiente e muitas vezes cobrindo apenas o mínimo no que tange os gastos do SUS, bem como a diferença de investimentos de outros países em que no caso a saúde e considerada como prioridade.
O segundo vem mostrando como a gestão dos recurso a nível municipal vem funcionando com muita dificuldade, o que nos deixa com muita preocupação, haja visto que a A gestão municipal foi criada a partir da Reforma Santaria como a forma mais eficaz, pois estaria mais próximo dos cidadãos e seria assim mais fácil saber quais as sua necessidade, essa gestão local e a responsável ela realização de atividades com objetivo de efetivar as diretrizes do SUS em sua localidade.
Contudo, essas atividades vem sendo realizadas bem abaixo do esperado e por inúmeros motivos que a autora também citou no texto como por exemplo, a baixa resolutividade nos atendimentos aos usuários por se do cuidado ser baseado no modelo de medicina biomédica, onde o corpo e visto muitas vezes como uma maquina e o cuidado e realizado de forma segmentada.
Outro ponto abordado e que acho de extrema necessidade e a deficiência na formação dos profissionais de saúde, que ainda e pautada na cura, ou seja, vê a doença apenas e procura a cura para ela e não se preocupa na investigação do porquê da doença, afim de sanar a raiz do problema. As equipes ainda são um ponto de dificuldade, pois um sistema que preconiza a igualdade, equidade não consegue ter bons resultados de trabalhos em equipe.
Entre outras dificuldades enfrentadas pelo SUS, o texto aponta e ao meu ver faz sentindo que todos esses problemas se unem formando uma rede de problemas e assim e por isso que temos hoje a formação de filas, a demora no acesso e as longas esperas e a insuficiência de recursos necessários para o atendimento às necessidades das pessoas.
...