Analise do Livro: Quem Mexeu no meu Queijo
Por: matheus.perna • 2/2/2017 • Resenha • 253 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
O livro faz uma analogia a coisas que estão sujeitas a ocorrer durante a nossa vida (algumas mudanças não esperadas e como lidamos com elas, além de como lidaremos com essas situações).
Os personagens são dois ratos e dois duendes, cada um com sua personalidade, assemelhando as personalidades de pessoas. As características dos personagens representam um “tipo” de pessoa, uns benéficos e outros nem tanto, de certa forma.
O labirinto, por onde os personagens saem em busca de achar o alimento, pode ser encarado como a vida, tendo em vista que ela tem obstáculos e não a conhecemos por completo, e que por vezes, iremos nos encontrar num “beco sem saída”, ou mesmo atingiremos resultados não esperados, porém não podemos ficar chateados ou esperar que algo aconteça antes de nós agirmos. O alimento que tanto procuram é o queijo, ele pode ser visto como os objetivos que temos na vida.
Durante a história é notável que o autor busca passar algumas mensagens, acredito que a principal seja não se acomodar, pois mudanças podem sempre vir a acontecer e que se as mudanças realmente acontecerem, termos formas “eficazes” e inteligentes de encara-las. É bom que se, como os dois ratos (Sniff e Scurry), percebamos se existem algumas “pistas” sobre as possíveis mudanças. Porém, se formos pegos totalmente de surpresa, como os duendes (Hem e Haw), que saibamos absorver o que aquela mudança proporcionou e buscar novos rumos (como Haw fez), e não ficar para trás como Hem e esperar que algo aconteça sem uma intervenção própria.
...