Análise Crítica Dos Capítulos I, II E III Do Livro Redação Publicitária - A Prática Na Prática
Artigos Científicos: Análise Crítica Dos Capítulos I, II E III Do Livro Redação Publicitária - A Prática Na Prática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dcardozo • 12/4/2014 • 630 Palavras (3 Páginas) • 1.056 Visualizações
Redação Publicitária - A Prática na prática é um livro do autor Zeca Martins pela editora Atlas, edição 2003.
Escritor, Redator Publicitário formado em Propaganda e Marketing pela ESPM de São Paulo, Zeca Martins escreveu também os livros: Propaganda é isso aí! volumes 1 e 2 e Deus é inocente.
Redação Publicitária - A Pratica na prática está dividido em quatro capítulos: I - O Escrevedor; II - O Aprendiz; III - O Artesão e o IV - O Esforçado. Essa análise irá abordar os capítulos I, II e III senda apresentada por capitulo as considerações.
I - O Escrevedor
Nesse capítulo fala de escrever e de quem escreve, como é o ambiente de trabalho, como funciona uma agencia e como é a rotina (ou falta dela) de um profissional de Redação. Quais são as característica que uma pessoa que queira estar nessa área tem que ter, e o que ela precisa desenvolver. Um redator escreve muito sobre os mais variados temas, então estar preparado é essencial.
Buscar sempre novas informações, prestar atenção em tudo e ficar familiarizado com o que acontece ao seu redor, são formas de conseguir embasamento para o desenvolvimento da criatividade. Atualização, pesquisa e estudo são palavras chaves.
II - O Aprendiz
Já nesse capítulo é abordado as técnicas exigidas nos profissionais de Redação Publicitária, e algumas técnicas para o seu preparo. Como:
A importância de se saber a gramática, primeiro é chamada atenção de como ninguém gosta de gramático pela forma como ela é ensinada, a base da "decoreba", depois é mostrado como a gramática é uma lógica que dá a segurança para o redator competente de um conjunto de informações reunidas que evitam o erro e garantem boa parte do sucesso, desmistificando assim a gramática.
Mostra também a importância de saber a etimologia das palavras (origem das palavras), aumentando assim o seu entendimento das coisas e ao exercitar isso fica mais fácil escrever e improvisar. É possível criar algo inovador a partir de palavras desgastadas.
Como conhecer palavras e novas palavras para as mesmas palavras, através da leitura de dicionários dos mais variados tipos.
Associar formas as letras é um jogo uma brincadeira com as palavras que exercitam a mente. Conhecer e fugir dos vícios de linguagem, ter um humor inteligente pensando com duplo sentido.
Se colocar no lugar do publico alvo, conhecer os seus valores e sonhos facilita muito o seu trabalho.
III - O Artesão
Aqui nesse capítulo são expressadas algumas dicas de como fazer um texto publicitário, espaços pequenos onde é preciso ser simpático, sintéticos, informativos e persuasivos através de uma visão particular das coisas.
É apresentado caminhos de como fazer a diferença quando for anunciar alguma coisa, de forma clara e fácil.
Como associar palavras a imagens, escrever imagens e colocar palavras em formato de desenhos, são técnicas que podem oferecer excelentes resultados.
Análise Crítica:
Esse livro possui uma leitura fluente e fácil,
...