Aplicaçoes De Recursos Em Titulos E Valores Mobiliarios
Trabalho Universitário: Aplicaçoes De Recursos Em Titulos E Valores Mobiliarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/9/2014 • 329 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
Etapa 01
Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários
1. O que são Títulos de créditos? E qual a classificação contábil?
São papeis emitidos por entidades financeiras (letras de câmbio, Certificados de depósitos Bancários, etc) ou por entidades não financeiras (debêntures) com o objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixados. É classificado como Ativo Circulante, ou Realizável a longo Prazo, mantidos até o vencimento.
2. O que são Valores Mobiliários? E qual a classificação contábil?
Papeis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de frações de um patrimônio (ações ou quotas) ou de direitos sobre a participação num patrimônio (bônus de subscrição ou partes beneficiárias). É classificado como ativo ou passivo financeiro destinado à negociação, a serem avaliados pelo seu valor justo, normalmente valor de mercado.
3. O que são aplicações financeiras? E qual a classificação contábil?
São aplicações de recursos em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de credito, com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré ou pós-fixadas. O rendimento dessas aplicações está diretamente relacionado às taxas contratadas. Ex: depósitos a prazo fixo, certificados de depósito bancário, caderneta de poupança, debêntures conversíveis ou não em ações. São classificadas como investimentos mantidos até o vencimento.
4. O que são investimentos? E qual a classificação contábil?
São aplicações de recursos em bens de natureza não monetária representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento predeterminada. O rendimento desses investimentos está diretamente relacionado às oscilações de cotações de preços de compra e de venda. Exemplo: ações adquiridas ou cotadas em bolsas de valores, investimento em ouro, fundo de ações. Classificado como Ativo financeiro disponível para venda, a ser negociado no futuro, a ser negociado pelo “custo amortizado, e após isso ajustado ao valor justo.
As classificações descritas acima, são apresentadas pelo Pronunciamento CPC 38 – Instrumentos Financeiros, que está alinhado com a Lei nº 6404/76 – Lei das Sociedades por Ações – que determina o critério de avaliações desses instrumentos financeiros.
...