As Ferramentas da Qualidade
Por: Laiz S. • 28/7/2023 • Trabalho acadêmico • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 50 Visualizações
[pic 1] ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: Laís Santana de Souza
COMPONENTE: Módulo I - Ferramentas da Qualidade
PROFESSOR: Janaine Santos Lopes
ATIVIDADE Nº: Atividade Avaliativa 03
POLO: Avenida Capitão Salomão - Jardim Mosteiro, Ribeirão Preto - SP
LOCAL E DATA: Ribeirão Preto, 14/07/2022
Atividade avaliativa 3 - Ferramentas da Qualidade
- Introdução
Dentro de uma fábrica de Equipamentos Médicos, um dos setores mais importantes para se evitar a chegada de peças não conformes dentro da produção, é o setor de Inspeção de recebimento de peças e o de armazenamento.
Com estes setores apresentando falhas recorrentes, o índice de retrabalho com custos mais elevados e atraso em entrega de pedidos cresce cada vez mais.
- Caracterização da empresa
Nome da Empresa: GG Industria de Equipamentos Médicos
Ramo de atuação: Fabricação e distribuição de equipamentos médicos
N° de Colaboradores: 10
Informações relevantes: Por se tratar de uma fábrica, o número de peças usinadas sob medida e desenho técnico é alto. As peças usinadas são as mais importantes para a composição / montagem dos equipamentos.
Principais Clientes: Hospitais Particulares, Clínicas Médicas, Órgãos Públicos e Representantes/Revendas.
- Identificação do problema
Durante a verificação dos registros de não conformidades (RNC) abertas no setor da produção no período de janeiro/2023 a abril/2023, foi identificado pelo setor de Qualidade que + de 50% das RNC’s eram referentes às peças usinadas que não estavam sendo efetivas na montagem dos equipamentos.
Após a investigação do problema, foi identificado que há uma deficiência no setor de inspeção, que está deixando passar peças com medidas incorretas, e divergentes dos desenhos técnicos disponibilizados para a verificação de conformidade.
Hoje em dia, a inspeção de peças também está sendo feita por tabela de amostragem, e não 100% do lote recebido. Sendo assim, nem todas as peças que chegam, são devidamente avaliadas.
Já no setor de armazenamento das peças, foi identificado que o espaço do almoxarifado está pequeno, o que leva o almoxarife a armazenar as peças de uma maneira arriscada, que está ocasionando a chegada de peças danificadas na linha de montagem. O que nos leva a outros problemas, como a demora na execução do retrabalho, aumento na hora homem dos montadores e atraso na montagem dos equipamentos para atender os pedidos de venda.
- Metodologia PDCA
Plan (planejamento):
- Verificar a forma de inspeção e promover as mudanças necessárias
- Montar um plano de treinamento para capacitar o pessoal do setor de inspeção a ler as especificações técnicas pedidas no desenho das peças.
- Inspecionar 100% dos lotes de peças usinadas, não utilizando a tabela de amostragem neste caso.
- Alterar a forma de armazenamento das peças, embalando-as com filme strech
- Mudança na setorização do almoxarifado, aumentando-o para melhor colocação dos itens e armazenamento mais adequado de cada peça.
Recursos necessários: disponibilização de verba para a mudança do almoxarifado.
Do (execução): Com tudo planejado, nos próximos dias o procedimento de inspeção foi alterado, para uma inspeção de peças mais detalhada e eficaz e o treinamento dos colaboradores foi aplicado, capacitando-os a entender melhor todas as medidas
descritas em desenhos técnicos.
A forma de armazenamento também foi alterada, após todas as peças serem inspecionadas, foi passado o filme strech individualmente em cada.
Foi contratada uma empresa para aumentar o espaço do almoxarifado, para que com isso, as peças pudessem ser melhor remanejadas, sem que haja atritos entre as
Mesmas, evitando que se danifiquem.
Check (verificação): 1 mês após as mudanças serem aplicadas, os resultados já estavam ficando evidentes, visto que a abertura de RNC’s referente as peças usinadas diminuíram à praticamente 0.
Act (agir corretivamente): O plano inicial proposto obteve sucesso no final.
O setor de inspeção estava muito mais eficiente, e qualquer peça com defeito identificada, estava sendo enviada para retrabalho antes mesmo de qualquer outro processo.
Com as mudanças no almoxarifado, as peças estão sendo armazenadas com muito mais espaço, evitando qualquer tipo de danificação. As mesmas chegam em perfeito estado em linha de produção. Sendo assim, a montagem é muito mais eficaz e rápida, agilizando as entregas dos equipamentos.
...