As leis das diretrizes e os fundamentos da educação nacional
Projeto de pesquisa: As leis das diretrizes e os fundamentos da educação nacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cardoso19 • 15/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.941 Palavras (8 Páginas) • 428 Visualizações
Introdução:
No Desafio Profissional foi analisado as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96 ), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN) e Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Volume 1.
Visando à diversidade e o multiculturalismo, tendo em questão o assunto atual, a “nova família”, e as mudanças de comemorações especiais “pais/mães”, para “Dia da família”, analisando como a criança tem desenhado e olhando o novo contexto de família, a “diversidade familiar” e o multiculturalismo.
A Educação infantil tem crescido de forma intensa no Brasil, devido à urbanização, com a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, om a nova organização familiar, e também com a conscientização da importância da experiência na primeira infância, tudo isto tem feito aumentar a necessidade de instituições atenderem crianças de zero a seis anos. A igualdade de direitos de estudar, não importando as raças ou se é portador de alguma deficiência.
A relação entre diferentes grupos étnicos e sociais no ambiente escolar e sociedade. Os tipos de preconceitos raciais, de marca ou cor, a expressão usada para definir (cor de pele, formado da raiz, cor de cabelo) e o preconceito racial de origem, que é expressa para definir, (ideia de sangue, pele clara que têm ascendentes: pais/avós/ bisavós) negros.
Segundo Gilberto Freyre, “todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro”. (1978, p. 283).
A escola como local de socialização que realmente é, tem as suas portas abertas a todos, independentemente das diversas origens, nacionalidades, religiões, etnias, etc., então o processo educacional converge cada vez mais para identidades plurais, todos sabemos que a presença, nas nossas escolas, de alunos de diversas origens culturais tem vindo a diversificá-las, mas será que também não tem vindo a enriquecê-las?
E será que a integração da diversidade cultural em contexto escolar não nos coloca grandes desafios enquanto professores? E serão esses desafios considerados positivos ou negativos para os professores, na sua prática docente?
O multiculturalismo é, hoje, visto como uma integração de diversas minorias numa cultura dominante, o termo minorias refere, por regra, grupos de pessoas que ao nível de características como, a raça, a cor e a etnia, o género, as incapacidades físicas e motoras, a idade, a orientação sexual, a nacionalidade de origem ou a religião, diferem do socialmente concebido como “normal” ou “padrão”. (Dass & Parker, 1999; Marsden, 1997)
Qualquer tipo de ensino, hoje em dia, confronta-se cada vez mais com um grande caráter social e cultural. Certamente que todos concordam que estamos a educar para uma sociedade multicultural, e teremos de ter como referência da nossa ação o desenvolvimento e atitudes baseadas no respeito, tolerância, justiça e igualdade.
Desenvolvimento
Passo 1
Documentos Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional
( LDBEN 9.394/96) Leis da educação
• A Educação é uma formação de desenvolver a vida familiar, levando á vincular-se no trabalho e ter uma vida social;
• O ensino tem o objetivo de dá a igualdade, condições, e liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e pensar;
• O cidadão tem o direito ao ensino obrigatório e gratuito (ensino fundamental, ensino médio, creches e pré-escolas e também atendimento aqueles que têm necessidades especiais);
Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN)
Educação Básica e Educação especial Educação Básica- Capítulo II
• A educação básica é formada pela a educação infantil, o ensino fundamental e ensino médio.
• A finalidade é desenvolver o educando ao exercício cidadão, ao trabalho e ao estudo superior posterior.
• O Estado tem o papel e a obrigação de garantir uma educação de qualidade a cada cidadão.
Educação Especial – Capítulo V
• O educando sendo portador de alguma deficiência
(necessidade especial), este por sua vez tem o direito de ser atendido em uma classe comum, ou seja, ele tem o mesmo direito de ser atendido em uma escola pública.
• Direito ao acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais, e uma educação especial para o trabalho;
• É obrigação de cada escola organizar o atendimento aos educandos com necessidade especial, criando assim o sistema de informação e o estabelecimento com os órgãos governamentais;
• Escolas públicas ou privadas têm que cumprir as
exigências legais.
Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e cultura Afro- Brasileiro e Africano • Assegura o direito á igualdade, tendo assim uma condição de vida e de cidadania, direito ao estudo e construção de uma sociedade justa.
• Igualdade básica; compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais diferentes; valorizar a história dos povos (afro-brasileiro), superar á diferença, a injustiça e a desqualificação.
Referencial curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. • A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, a finalidade é o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade.
• O atendimento de crianças em creches nasceu com o objetivo de dar à assistência as crianças de baixa renda, visando resolver problemas ligados á sobrevivência das crianças;
• Elas sentem e pensam, e através das brincadeiras é possível demostrar os anseios e desejos. E os docentes devem compreender conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem.
Passo
...