Assedio Moral
Ensaios: Assedio Moral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanninha • 30/10/2014 • 435 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
Você sabe o que é assédio? Seria toda e qualquer insistência impertinente junto de alguém com perguntas, comentários, pretensões, propostas. Assim, assediador cerca o seu alvo com a finalidade de alcançar objetivos mesquinhos, por meios espúrios. Chato, não? Você já passou por uma situação desta?
Se já passou, sabe bem o que estou querendo dizer, senão passou, imagina como a situação é desagradável.
O assediador está muitas vezes numa situação de privilégio em relação aquele que pretende assediar, e faz uso de sua posição superior hierárquica para assediar. Além do mais, o assédio não é algo evidente e perceptível aos olhos de todos, por isso se trata de um ilícito silente (em silêncio).
Esta web aula, então, pretende indagar sobre este ilícito nas relações de trabalho, ou seja, sobre o assédio moral.
A partir de agora, o nosso estudo direciona-se para o entendimento acerca deste conceito, ao conhecer a proteção jurídica ao trabalhador que sofre o assédio no seu ambiente de trabalho.
Convido você, futuro administrador (a), a iniciar esta jornada, a fim de conhecer este fenômeno que tem, infelizmente, se instalado nas empresas de grande e pequeno porte no país.
Entende-se por assédio moral, ocorrido no local de trabalho, toda e qualquer conduta abusiva manifestada por comportamentos, palavras, atos, gestos e escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa ou por em perigo seu emprego, degredando o ambiente de trabalho (NETO DALLEGRAVE, 2008).
Clara a definição de assédio, não é? Você já sofreu algo parecido? Dê uma olhada na imagem ao lado, bem como na imagem acima, ambas ilustram o assédio moral.
Na prática, são quatro as principais formas de assédio moral (NETO DALLEGRAVE, 2008): a) provocação do isolamento da vítima no ambiente de trabalho; b) cumprimento rigoroso do trabalho como pretexto de maltratar psicologicamente a vítima; c) referências indiretas negativas à intimidade da vítima; d) ausência de justificativa (gratuidade) para discriminar negativamente a vítima.
Será que o assédio se limita às práticas acima? Penso que não.
Para Márcia Novaes Guedes (2003), assédio moral significa todos aqueles atos e comportamentos provindos do patrão, gerente ou superior hierárquico ou dos colegas, que traduzem uma atitude de contínua e ostensiva perseguição que possa acarretar danos relevantes às condições físicas, psíquicas e morais da vítima.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO: ELAS SÃO EXEMPLOS DE ASSÉDIO:
Portanto, podemos inferir juntos que o assédio agrega dois elementos essenciais: abuso do poder e a manipulação perversa.
Assim, o assédio moral é a exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções (NETO DALLEGRAVE, 2008).
...