Assedio Sexual
Exames: Assedio Sexual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ravenny • 7/5/2014 • 355 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
COCHABAMBA — Percy Fernandez, prefeito de Santa Cruz de la Sierra, a cidade mais populosa da Bolívia, virou o novo alvo das organizações feministas do país, após ter agarrado a coxa de uma jornalista durante uma entrevista. A cena, captada pelas câmeras de TV, mostra a luta da jornalista Mercedes Guzmán que, mantém o sorriso, mas luta para livrar sua perna da mão dos prefeito.
A cena provocou revolta por todo o país, e levou figuras da política a se manifestarem, pedindo a condenação do prefeito.
— Preparamos uma denúncia por desonestidade sexual e pedir a pena máxima, de quatro anos — afirma Marcela Revollo, deputada do Movimento Sem Medo.
Essa não é a primeira vez que o comportamento do prefeito, reeleito em cinco ocasiões. Somente em 2014, ele foi flagrado apalpando uma vereadora, dando apertões em uma secretária, e dando um beijo forçado em uma funcionária pública. O representante da Defensoria Pública na cidade, Hernán Cabrera, pediu, por meio de uma carta, ao Conselho Municipal que cumpra as determinações da Lei Integral de Violência contra a Mulher, que classifica a ação do prefeito como “delito de assédio sexual, com o agravante deste ter sido cometido por um servidor público”, e pediu um estudo sobre a saúde mental de Fernández.
Em um vídeo, o prefeito pediu desculpas à jornalista.
— Quero publicamente manifestar minha angústia por toda essa confusão. Nunca foi minha intenção ofendê-la. Peço desculpas reiteradas a você e sua família. Me preocupa que eu a tenha desrespeitado enquanto cumpria suas funções de jornalista — afirmou Fernández.
A ministra da Justiça, afirmou ao diário “Oxígeno” que “a Justiça fará seu trabalho, sabendo que a denúncia foi enviada ao Ministério Público, e que agora cabe ao órgão aplicar a sentença devida”.
As denúncias contra o prefeito surgem num momento delicado. Em junho, a cidade receberá líderes de todo o mundo na cúpula do G77, grupo que reúne países em desenvolvimento e a China, e que atualmente é presidido pela Bolívia.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/prefeito-boliviano-denunciado-por-assedio-sexual-jornalista-12406231#ixzz318zFgNDv
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
...