Atividade Colaborativa Atividade Colaborativa
Por: lubroggi • 21/5/2020 • Projeto de pesquisa • 5.100 Palavras (21 Páginas) • 213 Visualizações
CURSO SAÚDE E SEGURANÇA NA ESCOLA[pic 1]
Escola: C.M.E.I. “ANTONIO NORBERTO DE BARROS FILHO”
INEP: 51092611
Tutor: HENRIQUE BEZERRA PERMINIO
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
CONTEXTUALIZAÇÃO
- Caracterização da escola, dos educandos e da rede social
- Conhecendo a escola e os educandos
O presente projeto tem por objetivo conhecer e relatar os aspectos da realidade onde atuamos. Esse diagnóstico tem como base aprimorar a prática, descrever e caracterizar a escola e os educandos. Assim, trata-se de delinear um panorama contendo informações e análises sobre aspectos predominantes da instituição e do grupo que trabalhamos. Esse levantamento focaliza os estudantes, por amostragem, descrevendo aspectos sócio demográficos, socioculturais e educacionais. Afinal, se estamos construindo e vamos implementar um projeto, precisamos conhecê-los melhor.
A instituição de Ensino denomina-se inep 51092611 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “ANTONIO NORBERTO DE BARROS FILHO”, inscrito no CNPJ: 17.677.241/0001-72, localizado na R: 22 Qda: 33 bairro: Novo Ipê em Várzea Grande – MT, Autorização nº: 07/2009, criado pela lei nº 2834/2005 publicado em diário oficial de 24/01/06 pág. 24. O CMEI “ANTONIO NORBERTO DE BARROS FILHO” é mantido pela prefeitura municipal de Várzea Grande – MT através da SMECEL (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) localizado no Bairro Água limpa.
O CMEI oferta a primeira etapa da Educação Infantil – conforme a BNCC são faixa etária denominada CRIANÇAS BEM PEQUENAS (2 e 3 anos). Atualmente temos 03 turmas de 2 anos com 28 crianças e 03 turmas de 3 anos com 27 crianças em cada turma.
A história geral da escola conta com uma diretora eleita pela comunidade, uma supervisora concursada, um CCDE (Conselho Consultivo e Deliberativo Escolar) com representante de todos os segmentos da escola, um corpo administrativo composto por: 02 merendeiras, 04 vigias, 18 TDIs (Técnicas De Desenvolvimento Infantil), 02 TDEEs (Técnicas De Desenvolvimento Educacional Especial) e 01 TAE (Técnica administrativa educacional) e 06 docente pedagogos, onde podemos ressaltar que 80% do corpo administrativo possuem nível superior, 10% cursando e 10% com nível médio, ressaltamos que os 06 professores, diretora e supervisora possuem pós graduação.
O CMEI tem buscado mecanismos necessários a um trabalho coletivo e sério, sendo que para o cumprimento do seu papel perante a sociedade todos os profissionais têm participado ativamente de cursos de formação continuada, onde se faz necessário uma reflexão constante no nosso fazer pedagógico.
Infelizmente a comunidade e o bairro não possuem espaços adequados para o lazer e esportes, praças, espaços comunitários, tampouco equipamentos, capazes de oferecer. A grande maioria da comunidade utiliza ônibus como principal meio de transporte, a comunidade são famílias de baixa renda, onde os pais saem muito cedo para o trabalho e necessitam de se ausentar de seus filhos para que possam estar indo em busca do sustento.
O CMEI enfrenta problemas como falta de um espaço adequado para reunião coma comunidade, de sala de reunião com professores, adequação das salas de aulas, uma secretaria, uma sala para a equipe gestora, adequação da cozinha e principalmente banheiros adequados para os alunos.
- Identificando a rede social da escola
É importante identificar a rede social, identificando que relações estão estabelecidas, quais devem ser fortalecidas e quais devem ser buscadas por meio de outras parcerias.
A secretaria Municipal conta com parcerias para atender as escolas e CMEIs. Esse ano contamos com os atendimentos dos agentes de saúde, para aplicação de vacinas e também da equipe de dentistas, onde vieram ao CMEI com palestras aos pais e aos profissionais do CMEI sobre como escovar e prevenir dentes careados. Distribuíram kits de higiene bucal para todos os alunos.
O compromisso de educar está aliado à responsabilidade do aluno, da família e dos profissionais que acompanham e compartilham informações e recursos que beneficiam o desenvolvimento.
[pic 6]
Gráfico da rede interna da escola
1.3. Caracterização dos fatores de proteção e de risco na escola
Esta atividade colaborativa relaciona-se ao Módulo 2 e com ela consiste em caracterizar a realidade da escola e sua comunidade por meio do levantamento de outros aspectos. Essa se desdobrará em dois tópicos:
- Panorama do uso de drogas no contexto escolar;
- Fatores de risco e proteção da escola.
1.4. Panorama do uso de drogas no contexto escolar
O presente projeto tem por objetivo conhecer e relatar os aspectos da realidade onde atuamos. Por meio da elaboração desta pesquisa procuramos inicialmente investigar, analisar e entender, de que forma a escola trabalha a questão das drogas (licitas/ilícitas) e sob que condições são realizadas?
Nosso olhar foi direcionado na forma que a escola aborda a questões de prevenção às drogas e assim tomamos ciência do projeto que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso no município de Várzea Grande, dentro do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência - PROERD. Mas esse projeto inicialmente foi desenvolvido somente para alunos de 4º e 5º anos (faixa etária de 09 e 10 anos) e a partir do ano de 2018 começaram a ter uma roda de conversas com alunos do 1º ano (06 anos).
Consideravelmente a cada dia o consumo de drogas vem cresce pois está presente em todos os lugares e realidades. A prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e perigos causados por elas. As ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas não deveriam ser isoladas ou tratadas fora do contexto de uma prática pedagógica.
O papel da escola é iniciar desde cedo com crianças bem pequenas, através de palestras, desenhos, vídeos e outros, mostrando que prevenção é o caminho necessário para se coibir o uso/consumo de drogas. O papel da escola é de formar cidadãos participativos e capazes de analisar o que é bom ou não para si, de fazer suas escolhas se o assunto lhe é questionado e de refletir se com isso afetará ou não a vida de outras pessoas.
...