Atividade Final Pnae
Trabalho Escolar: Atividade Final Pnae. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: InaldoMoraes • 26/2/2014 • 817 Palavras (4 Páginas) • 11.998 Visualizações
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
CURSO DE PNAE
CURSISTA: INALDO SANTOS MORAES
TUTOR : ANTONIO DA SILVA
ATIVIDADE FINAL MÓDULO PNAE
ATIVIDADE FINAL MÓDULO PNAE
ESTUDO SOBRE UM ASPECTO PROBLEMÁTICO
DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)
SANTA LUZIA-MA
2013
INALDO SANTOS MORAES
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Trabalho apresentado ao Tutor Multiplicador do FPE: ANTONIO DA SILVA, para obtenção de nota da Atividade Final do Modulo do PNAE
SANTA LUZIA
2013
1 – INTRODUÇÃO
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Município de Santa Luzia-MA, vem colaborando de acordo com as finalidades que lhes são propostas como o atendimento as necessidades nutricionais dos alunos, a adoção de hábitos alimentares saudáveis e para o crescimento, a aprendizagem e o rendimento dos alunos.
O PNAE, como todo programa tem seus problemas e defasagens, alguns por conta do programa e outras pelas dificuldades peculiares encontradas em cada município. Trago duas situações consideradas gargalo que são o processo de distribuição da merenda para chegar as escolas da Zona Rural e a aquisição dos 30% da agricultura familiar.
O Estudo vem através de relatos de reclamações de professores e de pais moradores da Zona Rural. O objetivo do estudo deste problema vem com a análise do sistema que é necessário para que o PNAE possa funcionar o máximo possível através dos seus principais objetivos.
A responsabilidade para a execução do Programa está sobre responsabilidade da secretaria municipal de Educação e a prefeitura. Na secretaria existe uma divisão responsável diretamente pela Alimentação Escolar incluindo uma coordenadora, uma nutricionista mais alguns colaboradores. O cardápio é elaborado de acordo com o numero de alunos das escolas e a necessidade nutricional. O armazenamento e transporte são feitos de acordo com as possibilidades.
2 – ANÁLISE DOS DADOS
A informação chegada até mim durante a pesquisa foi de relevante importância para colaborar para este trabalho. Uma professora de uma comunidade chamada Lagoa do Capim, relatou que na escola não tinha chegado merenda escolar e que o motivo é a falta de estradas. Quando chegava a merenda era ela própria quem levava, isto é quando podia e tinha condições adequadas para levar.
O povoado citado fica a uns 80 km da sede do município. Para chegar até ele tem um trecho de estrada vicinal sem asfalto e só trafega-se montado em animal ou a pé. Quando fica um tempo sem chover aventura-se de moto, o que também não deixa de ser perigoso.
No nordeste, o clima do tempo é considerando como inverno e verão, isto é, tempo de chuva e a estiagem. As chuvas começam no mês de dezembro e se prolongam até junho, isto é, neste momento é tempo de chuva, o que impossibilitam o trafego de veículos para o povoado, deixando, muitas vezes o aluno sem a merenda por falta de acesso a este povoado e a outros muitos.
Outro
...