AÇÃO DE ANULAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE TÍTULOS AO PORTADOR
Exames: AÇÃO DE ANULAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE TÍTULOS AO PORTADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pablohreis • 31/8/2014 • 656 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA.... VARA CÍVEL DO FORO ........
PROCESSO Nº ........
A Empresa Tecidos de Algodão Ltda, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o nº 20.200.200/0001-02, com sede na rua dos padres, nº 04, bairro boa vista, cidade de apacurana, UF Paraná, vem respeitosamente à honrosa presença de Vossa Excelência, com fundamento nos arts. 909 do Código Civil e 907, II, do Código de Processo Civil, propor a presente.
AÇÃO DE ANULAÇÃO e SUBSTITUIÇÃO DE TÍTULOS AO PORTADOR
Em face de Oscar Basílio, Brasileiro, solteiro, inscrito no CPF sob o numero 0001-02, portador da cédula de identidade RG nº 0002 SSP, residente e domiciliado Rua Coronel Fabriciano, nº 03, Bairro Bosque na cidade de Araguari, Minas Gerais, pelos motivos de fato e de direito que abaixo expõe:
I – DOS FATOS
O Requerido é devedor da importância de R$ Trinta Mil Reais para o Requerente, sendo que tal valor está representado por Nota Promissória e que tem seu vencimento no dia 15 do mês de maio do ano de 2013.
Porém, o mesmo se perdeu em meio à inundação ocorrida no escritório do credor, devido alagamento causado após fortes chuvas ocorrida na região, o que ocasionou destruição da nota promissória com o valor a receber.
Desta forma o devedor se recusa a efetuar o pagamento alegando que necessita da nota promissória como comprovação de pagamento, se negando a emitir outro titulo.
De modo que não restou alternativa ao Requerente, senão propor a presente ação para declarar a caducidade o referido título, bem como para que o Requerido emita outro título em substituição e com as mesmas características.
II – DO DIREITO
A legislação pátria assegura o direito do Requerente, assim como a doutrina e a jurisprudência, conforme abaixo se transcreve:
Art. 909 do CC. “O proprietário, que perder ou extraviar título, ou for injustamente desapossado dele, poderá obter novo título em juízo, bem como impedir sejam pagos a outrem capital e rendimentos”.
Parágrafo único. “O pagamento, feito antes de ter ciência da ação referida neste artigo, exonera o devedor, salvo se provar que ele tinha conhecimento do fato.”
Art. 907 do CPC. “Aquele que tiver perdido título ao portador ou dele houver sido injustamente desapossado poderá:
I – reivindicá-lo da pessoa que o detiver;
II – requerer-lhe a anulação e substituição por outro”.
III – DO PEDIDO
Diante do exposto, requer-se que se digne V.Exa a:
a) recebimento desta e após as formalidades previstas no art. 908 do CPC, seja o título extraviado declarado caduco e que o devedor, ora Requerido emita outro em substituição, com as mesmas características; sob pena de multa diária a ser determinada por V.Exa;
b) determinar a citação do Requerido no endereço declinado
...