TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Cominatória Para Transferência De Bem Imóvel Rural

Trabalho Escolar: Ação Cominatória Para Transferência De Bem Imóvel Rural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

Ação Cominatória para Transferência de Bem Imóvel

Petições - Direito das Obrigações

O autor realizou contrato de compra e venda de imóvel com proprietário. Entretanto, impossibilitando a efetivação transferência da escritura pública, ora pleiteada.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....

..........................................., (qualificação), residente e domiciliado na ...., no município de ...., Estado do ...., inscrito no CPF/MF sob o nº ...., por seu procurador judicial infra firmado, conforme instrumento de mandato incluso, com escritório profissional na Rua .... nº ...., na cidade de ...., onde recebe intimações e notificações, vem mui respeitosamente à elevada presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 287, 644 e 645, todos do Código de Processo Civil, para propor a presente

AÇÃO COMINATÓRIA

contra .................................., (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... nº ...., na cidade de ...., Estado do ...., portadora da Cédula de Identidade/RG sob o nº...., inscrita no CPF/MF sob o nº ...., o que faz pelos fatos e fundamentos seguintes:

OS FATOS

O Requerido .... e o Sr. ...., possuíam em condomínio diversos Imóveis Rurais, todos fazendo parte da Gleba nº ...., do Imóvel ...., nos municípios Comarca de ...., com numeração e áreas assim discriminadas:

a) Lote rural nº ...., com área de .... ha.

b) Lote rural nº ...., com área de .... ha.

c) Lote rural nº ...., com área de .... ha.

d) Lote rural nº ...., com área de .... ha.

e) Lote rural nº ...., com área de .... ha.

f) Lote rural nº ...., com área de .... ha.

Em data de ...., o Requerido e o Sr. ...., firmaram TERMO DE ESTIPULAÇÕES E ACORDO DE VONTADES, segundo o qual coube ao Requerido o seguinte:

a) Parte do imóvel rural nº ...., com área de .... hectares;

E, ao Sr. ...., o seguinte:

a) Parte do Imóvel Rural nº ...., com área de .... ha.

b) Imóvel Rural nº ...., com área de .... ha.

c) Imóvel Rural nº ...., com área de .... ha.

d) Imóvel Rural nº ...., com área de .... ha.

e) Imóvel Rural nº ...., com área de .... ha.

f) Imóvel Rural nº ...., com área de .... ha.

Como se vê dos itens 1º e 2º do Termo supra referido e anexo (doc. nº ....). O respectivo Termo foi levado a registro no Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de ...., em data de ....

Por força do referido Termo de Estipulação e Acordo de Vontades, coube ao Sr. ...., entre outros, o lote rural nº ...., com área de .... ha. da Gleba nº .... do Imóvel ...., município e comarca de ....

O Sr. ...., posto ser dono e possuidor do lote rural supra referido, por sua vez, vendeu-o ao ora Requerente, ...., conforme contrato particular de compra e venda, em data de .... Por esta razão o imóvel nº ...., da Gleba ..., do imóvel ...., passou a pertencer ao requerente. (doc. nº ....)

O imóvel adquirido pelo Requerente se encontra registrado no Cartório de Registro de Imóveis da comarca de .... em nome do requerido ...., matrícula nº ...., em data de ...., conforme faz certo a certidão anexa (doc. nº ....).

Na época em que foi pactuado o Termo de Estipulações e Acordo de Vontades, ou mais precisamente .... dias após, em ...., o Requerido ...., outorgou procuração Pública no Tabelionato .... ao Sr. ...., cujos poderes, o outorgado poderia passar a escritura pública definitiva ou ‘a quem o mesmo indicar’. Inexplicavelmente, o Requerido, em data de .... revogou a dita procuração, como se vê da Certidão no verso do documento aqui citado. (doc. ....).

Ora, Exa., primeiro o Requerido firma um Termo tornado público passando o imóvel rural nº ..... para o domínio do Sr. ...., após outorgada a procuração pública para transmitir o imóvel revoga a mesma.

Tal atitude caracteriza que o Requerido não cumpriu com sua obrigação, qual seja, a de transferir o título definitivo por escritura pública a que se obrigava fazei-lo. Malgrado os esforços despendidos pelo Requerente, o Requerido se nega faze-lo, sempre com evasivas alegações.

O DIREITO

O ordenamento jurídico vigente contempla a Ação Cominatória disposta nos artigos 287, 644 e 645 do Código de Processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com