BUMA E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Relatório de pesquisa: BUMA E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diguinhoabobra • 22/2/2015 • Relatório de pesquisa • 466 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
A norma em que estabelece o modelo de emissão de cheque vinculada pelas Instruções do Banco de Portugal, que são:
FORMATO
Estabelece-se o seguinte formato de 85 x 150 mm, com a tolerância máxima de mais ou menos 01 mm para o formato adaptado
IMPRESSÃO
Identificação da empresa produtora, O nome da empresa produtora e a data de produção devem ser indicados, obrigatoriamente e de forma discreta, no cheque.
Na frente a identificação da instituição sacada e do sacador Para a identificação quer da instituição sacada quer do sacador. No Fundo desde que salvaguardados os aspectos de recolha de dados, tratamento de imagem e de segurança, a cor e o motivo do fundo são facultativos. Espaço para a linha óptica na margem inferior do cheque é reservada uma “zona branca” (faixa de 16 mm de altura) destinada à impressão dos caracteres OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que constituem a linha óptica do cheque
No Verso o fundo desde que salvaguardados os aspectos de recolha de dados, tratamento de imagem e de segurança, a cor e o motivo do fundo são facultativos. A “zona branca”, na margem inferior, de dimensão igual à definida para frente do cheque, é reservada.
PAPEL E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
O papel a utilizar deve ser OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), com uma gramatura entre 90 e 95 g/m², sem branqueadores ópticos nem qualquer tipo de revestimento. Deve ter características que permitam boa impressão e boa escrita, para possibilitar o tratamento da imagem e o reconhecimento inteligente de caracteres, o papel a utilizar deverá respeitar as especificações técnicas estabelecidas para o efeito.
Recomenda-se a utilização de papel de segurança, sensível a reagentes químicos e orgânicos e compatíveis com o uso de tintas de segurança. A marca de água é facultativa não podendo, no entanto, a sua utilização prejudicar o tratamento de imagem e o reconhecimento inteligente de caracteres
TINTAS E REQUISITOS
A tinta a utilizar quer nos fundos quer na configuração do cheque, devem observar os requisitos de segurança, ser adequadas ao tratamento da imagem e ao reconhecimento inteligente de caracteres, de acordo com as especificações técnicas estabelecidas para o efeito.
A impressão dos cheques deve ser feita com tintas de segurança, que denunciem o uso da borracha, dos safa-tintas e de reagentes químicos e orgânicos e serem compatíveis com o papel utilizado. Esta impressão não deve prejudicar a recolha e o tratamento de imagem nem impedir que a tinta usada no preenchimento do cheque penetre no papel, de forma a tornar impossível efetuar rasuras que não deixem vestígios.
SEGURANÇA
O cheque deverá conter características que dificultem e denunciem a sua reprodução ou qualquer adulteração dos dados após o preenchimento.
MOTIVO DO FUNDO
Com o objetivo de impedir a sua perfeita reprodução, o fundo do cheque deverá ser formado por micro-caracteres, desenhos ou tramas finas e densas, de forma conjugada, mas de molde a não se confundir com o texto.
...