COMPETITIVIDADE
Projeto de pesquisa: COMPETITIVIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabrielpile • 18/8/2014 • Projeto de pesquisa • 3.576 Palavras (15 Páginas) • 182 Visualizações
COMPETITIVIDADE
Vivemos atualmente em um mundo de constantes mudanças. Isso significa que as organizações precisam ser capazes de se adequar rapidamente às novas situações. É importante que, além de conhecer o que está mudando, as empresas observem as tendências de forma a se anteciparem a essas mudanças.
Algumas mudanças recentes têm alterado significativamente o ambiente em que as empresas estão inseridas:
• a abertura da economia brasileira a partir da década de 90;
• o aumento do número de empresas e o conseqüente aumento da concorrência;
• a estabilidade da economia;
• as campanhas educativas, o código de defesa do consumidor e a evolução do mercado tornaram os consumidores mais conscientes e exigentes;
• a globalização da economia e a concorrência dos produtos estrangeiros;
• pressões sociais sobre as empresas;
• o crescimento da preocupação com o meio ambiente;
• a influência da política fiscal do governo;
• o “Custo Brasil”.
Estes fatos sinalizam, para o futuro, uma realidade de novas mudanças. Em síntese, a única verdade que não muda é a certeza de que tudo muda. Esta realidade onde a empresa está inserida é conhecida como ambiente.
O ambiente é formado pelas situações às quais as empresas estão sujeitas, representado pelo que está fora da empresa e que afeta a sua existência, constituindo pressões às empresas.
Um vez que é muito difícil para as empresas controlar os fatores do ambiente, externos a ela, a alternativa mais viável é que a empresa cuide de sua organização, procurando conhecer os fatores que alteram a sua existência de forma a se tornar forte o suficiente para suportar as mudanças.
Nesse sentido é que se faz necessário atuar de modo a reduzir a entropia organizacional que representa o grau de desorganização das empresas, que afetam a sua competitividade devido à deficiência no seu gerenciamento, que tem como conseqüência o aumento dos custos, atrasos na produção e má qualidade dos produtos.
Assim, apresenta-se como uma solução viável a implementação de um modelo de gestão que prepare a empresa para as mudanças do ambiente, combata a entropia organizacional, introduza um modo de organização por processos, induzindo os colaboradores a atuarem em direção a objetivos claros que representem o sucesso da empresa. A este modelo de gestão chamamos de “Gestão pela Qualidade Total” ou GQT.
O grande desafio para as empresas atualmente é sobreviver nesse cenário de competição acirrada. Competir significa conquistar, manter e ampliar sua atuação num mercado onde atuam as cinco forças competitivas do modelo de Porter:
a) concorrentes diretos;
b) novos concorrentes;
c) fornecedores;
d) clientes;
e) substituições aos produtos que ofertam.
Uma empresa para ser competitiva deve conhecer todos os fatos e dados de seu contexto empresarial. A informação deve envolver todo o contexto do ambiente, as ameaças e oportunidades no que se denomina “informação competitiva”.
Além de considerar as ameaças e oportunidades externas, a empresa deve também conhecer suas atividades internas: seus pontos fortes e passíveis de melhoria.
Essas informações servirão de fundamentação para tomada de decisões e traçar a estratégia competitiva da empresa, considerando:
• a definição dos seus produtos e serviços;
• estabelecimento de seus objetivos;
• definição processos organizacionais que garantam a obtenção de produtos conforme os requisitos dos clientes;
• desenvolvimento dos recursos necessários;
• monitoramento do desempenho;
• redirecionamento dos recursos.
O ponto chave das mais modernas linhas de pensamento estratégico é a informação. O tratamento das informações externas permite a diferenciação de produtos enquanto que a organização das informações internas permite obter os produtos diferenciados de acordo com as expectativas dos clientes. Esta última trata da gestão de processos e produtos através de um Sistema da Qualidade.
A empresa competitiva possui uma visão estratégica do mercado, oferta produtos e serviços que atendem aos desejos dos clientes e possuem uma organização que permite produzir os produtos conforme estabelecido e um modo de gestão que possibilita o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE TOTAL
Qualidade – Modo de organização e gestão de empresas que visa garantir aos produtos e serviços características que os clientes percebam e estejam adequadas às suas necessidades e expectativas.
A palavra Qualidade é tanto aplicada como “atributo” de produtos que satisfazem a quem se destinam quanto é definida, como um modo de organização de empresas que objetiva produzir produtos com o atributo qualidade. Esse último conceito é o que nos interessa.
Produtos – resultado da atuação de uma empresa e podem ser classificados como serviços ou bens. O atendimento aos cliente sempre tem envolvido por parte da empresa três componentes: o produto, os serviços associados e as informações necessárias para o uso adequado do produto.
Requisitos do cliente – São os desejos dos clientes, o que eles esperam do produto.
Características do produto – São atributos que distinguem e caracterizam o produto e seu uso.
Especificações do produto – São as definições técnicas do produto para permitir a sua produção dentro das faixas de controle do processo.
Qualidade Total – É uma filosofia de gestão baseada na satisfação dos diversos públicos envolvidos com a empresa.
Controle
...