CRM - GESTÃO DE RELAÇÃO AO CLIENTE
Tese: CRM - GESTÃO DE RELAÇÃO AO CLIENTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lm_ferreira • 8/5/2014 • Tese • 1.643 Palavras (7 Páginas) • 375 Visualizações
CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT
A sigla significa uma das mais conceituadas ferramentas do Marketing – o Relacionamento com o cliente ou consumidor.
O CRM é um termo da disciplina e ferramenta das tecnologias de Marketing direto, com a função de administrar informações e valores sobre seus consumidores e público alvo e assim gerar um bom relacionamento. Para isso as empresas devem saber criar um elo, entre o dia a dia para se conquistar o tal e procurado reconhecimento.
O CRM tem a intenção de incentivar e motivas as empresas para se estimular a repetição de compra, com objetivo de aumentar o valor de tempo de vida tanto de seu produto ou serviço como também para sua empresa.
Para que este procedimento comesse a dar certo requer alinhamento entre pessoas, processos e tecnologias.
O CRM tem origem antes do primeiro milésimo na Mesopotânia. Na época os agricultores estavam ansiosos e necessitados de lucro, não conseguiam ter uma boa média e resultados de vendas. No decorrer dos tempos um registro preciso de suas operações e resultados de vendas entre os próprios agricultores foram gerados. Essa pequena lista de prova de venda (quem vendeu ou não vendeu) deu o inicio de estratégias particulares diferenciando cada uma perante aos olhos e procura dos clientes. A partir deste passo a evolução foi consequência, aquele que se dava melhor permanecia no campo de venda e faturamento, aquele que não tinha tanto sucesso e bons resultados consequentemente já não tinha mais forças para se mantiver vivo e conseguir ser concorrente dos outros.
Fonte: http://pt.grupo2sii.wikia.com/wiki/CRM
Próximo aos anos 80 surgiu o conceito Detabase Marketing, com a intenção de lançar o famoso e bem distribuído atualmente entre as empresas ‘’PROCEDIMENTO’’, justamente para alinhar funções entre colaboradores e logo com quem os procuram sendo o cliente final.
Após essa breve organização entre as empresas foi criada a segunda informação – Base de Dados, com a intenção de saber a maioria dos casos quem estará comprando, o que ele irá comprar, quando ele irá realizar essa compra, por que ele utiliza certo produto ou serviço e com qual frequência.
Após a identificação destes conceitos próxima a década de 1990 as empresas resolverão se atentar a forma que estavam aplicando seu CRM e a melhoria e transformação passou a ser frequente. Somente os dados cadastrais da sua empresa para emissão de notas fiscais já não eram mais suficientes. O incentivo de manter seu cliente interligado a sua empresa tornou-se necessidade, para isso a personalização de serviços e fidelizações passarão ser o estudo das empresas, para se identificar onde poderiam causar um chamado de ‘’ relacionamento ‘’ frequente com seu cliente o atraindo e fazendo com que esteja sempre perto da empresa e serviços de cada qual. Devido a isso o CRM passou a ser uma estratégia simbólica de aumento de vendas e melhoria de atendimento ao cliente.
O CRM atual se deu inicio aos primeiros anos deste ano. Muitas empresas de Software notando a necessidade das empresas criaram soluções avançadas que facilitam e permitem que as informações de seus clientes estejam sendo distribuídas de formas dinâmicas, surpresas e inovadoras a seus clientes. Esses programas realizam atualizações diárias e continuas de dados, facilitando e mostrando claramente quais são as necessidades dos seus clientes e de seu comportamento para que possam gerar soluções para a busca de cada um.
Após a criação destes programas e sistemas outra ferramenta constante de identificação e até mesmo estimulo para novas criações e espaço servindo até mesmo como uma vitrine que se atualiza a segundos para seus clientes foi a Internet.
Um dos benefícios para o desenvolvimento e aplicação desses tipos de dados. Juntando essa tecnologia procurada e visitada por dezenas de pessoas a todo tempo o CRM conseguiu criar a relação menos rígida de vendas (o que chamamos de venda forçada, onde o cliente é forçado a experimentar, a ouvir o vendedor trazendo a ele de forma regrada quais são os benefícios do produto ou serviço etc.) A Internet permite que o cliente esteja ligado a empresa e as suas inovações tecnológicas a qualquer tempo ou momento, quando ele sentir necessidade de procura ou uma simples visita ao mercado que atua.
CONCEITOS TEÓRICOS – CRM
A origem deste processo pode ser comprovada através da relação entre o cliente e fornecedor e iniciando essa interação entre ambos surgem as oportunidades das ações de Marketing.
• Marketing de Relacionamento:
Uma sequencia de estudos que envolvem componentes teóricos do Marketing de relacionamento abordando ações, pontos de apoio de marketing as empresas.
Após este trabalho abordar a viabilidade da utilização do Marketing de Relacionamento em empresas de diversos portes que buscam uma gestão eficaz das relações com seus clientes tendo como referencias e exemplos de ferramentas próximas e baseadas a tecnologia da informação.
A partir daí o CRM é abordado quando suas características como instrumentos de operação dos recursos do Marketing de Relacionamento.
O conjunto de informações e tecnológicas permitirá a compreensão de acessos de grandes números e situações que geram mudanças no comportamento das empresas como resultado se obtém novos valores e um diferencial especifico para seus produtos perante a concorrência.
Foco no Cliente:
De acordo com a atualidade e organizações nos surpreendemos com a concorrência agressiva e para se sobrevivera este campo de trabalho é necessário fazer um bom trabalho em nível da detecção e satisfação das necessidades de seus clientes. Para se mantiver de pé e a frente no mercado atual, as empresas e organizações devem estar centradas a seus clientes, proporcionando a seus clientes fidelizados e aos que buscamos uma proposta de valores superiores.
As empresas têm de preparar e especializar em evoluir e construir valores e diferencial para seus clientes e não apenas construir produtos, já que seus produtos devem estar interligados e acrescentar as transações o valor das relações.
Os valores das relações dependem de como trabalham a interação e relacionamento com o seu cliente, necessariamente tornar como rotina e padrões básicos de seus colaboradores uma boa gestão de relações.
VALOR
...