Catete
Monografias: Catete. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laramari93 • 21/3/2015 • 427 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
1 Introdução
O presente trabalho visa cumprir a proposta de pesquisa da disciplina de Representação Espacial do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Com o escopo de desenvolver a capacidade de compreensão dos alunos quanto a importância da identificação dos elementos da paisagem representados nos mapas em campo, levando à interpretação dos processos geoespaciais.
O foco de estudo escolhido para a análise desta proposta foi a região do Catete, localizado na latitude 20º 20’ 46” Sul e longitude 43º 40' 12" Oeste. Tal comunidade encontra-se numa média de 1.039 metros de altitude, e pertencente ao distrito de Santo Antônio do Leito, localizado no município de Ouro Preto – MG.
Mapa 1 – Localização do Distrito do Catete, MG
Fonte: ALKMIM & MARSHAK, 1998.
Este trabalho possui significativa importância, uma vez que a identificação das alterações do meio entre os anos de 1960 e 2013 podem levar ao entendimento dos impactos que o uso e a ocupação do solo acarretam tanto à sociedade, como para o meio ambiente local.
2 Caracterização da área
2.1 Clima
A comunidade do Catete esta inserida em um clima tropical de altitude apresentando temperatura media anual de 19,2°C, alta pluviosidade, as estações são bem definidas sendo, o verão chuvoso e o inverno seco. Encontra-se em zona de transição entre cerrado e mata atlântica, porém devido a grande devastação este cenário sofreu modificações. Atualmente além dos resquícios de cerrado e mata atlântica nota-se campo, pastagem, solo exposto, cultivos agrícolas em grande maioria eucalipto e silvicultura.
2.2 Vegetação
A vegetação da região é classificada como de Floresta Estacional Semidecidual, com vegetação secundária (RADAMBRASIL, 1983). Fitogeograficamente, a região é apontada por Ab'Saber (1977) e Rizzini (1979) como zona de transição entre os Domínios Vegetacionais do Cerrado e da Floresta Atlântica. Na área estudada, a cobertura vegetal é diversificada de acordo com as condições fisiográficas, sendo a maior extensão ocupada por campo cerrado e pastagem. Contudo, percebe-se pouca vegetação original e sim vegetação secundária ao longo de cursos d’água silvicultura, pastagens e outros cultivos agrícolas.
2.3 Geologia
O Catete faz parte geologicamente da porção centro-sul do quadrilátero ferrífero, este considerado uma das maiores províncias minerais do Brasil. A litologia do Catete envolve rochas graníticas, granidioríticas, migmatito, gnaisse e granito gnaisse contendo afloramentos de quartzitos, itabiritos e da canga ferruginosa. A maior parte da geologia da comunidade do Catete é favorável a processos de erosão devido a forma do relevo e ao clima, em particular o gnaisse por ser menos resistentes aos intemperes climáticos. Atualmente mineradoras tem se inserido na região para exploração de minas. Abaixo mapa litológico da comunidade do Catete
...