TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparativo De Teorias Motivacionais

Artigos Científicos: Comparativo De Teorias Motivacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 2

Faça um texto de 15 a 30 linhas, analisando criticamente as teorias da motivação apresentadas por Sandro Bergue, no livro-texto.

Analisando criticamente as quatro teorias apresentadas (Hierarquia das Necessidaes, Teoria dos dois fatores, da Expectativa e da Equidade), podemos observar que estas não necessariamente se contrapõem, mas sim, podem se complementar e juntas tornarem-se uma valiosa ferramenta para o gestores, na busca de um sistema motivacional eficiente.

Maslow contribui com a Teoria da Hierarquia das Necessidades, que demonstra que a motivação humana é regida pela busca da satisfação das necessidades, que por sua vez seguem uma hierarquia. O autor elenca cinco necessidades. Para ele, quando uma necessidade é superada, surge uma nova necessidade e a motivação para satisfazê-la. O gestor pode utilizar essa teoria, identificando do nível de necessidade a qual seus subordinados estão inseridos, ajudando-os na direção da satisfação dessa necessidade, contribuindo assim com o equilíbrio interior de seus colaboradores.

Já a Teoria desenvolvida por Herzbeg, a dos dois fatores identifica dos grandes grupos de fatores motivacionais. Objetivamente podemos defini-los como motivacionais e higiênicos. Os motivacionais são ligados aos conteúdos dos cargos e os higiênicos, aqueles fatores extrínsecos aos cargos. Desta forma, o gestor deve estar atento a tudo que cerca seu funcionário.

A teoria da expectativa de Vroom sugere que a motivação está diretamente ligada ao resultado esperado com a ação executada. Ainda temos a teoria da equidade, que compreende que a motivação será acionada pela comparação entre esforço e recompensa. Ambas são facilmente absorvidas pelo ambiente organizacional, principalmente pela objetividade teórica.

Motivação é um fator fundamental para a força de trabalho, em qualquer contexto organizacional, portanto, o estudo de seus motivos e desdobramentos pode contribuir para o desenvolvimento em potencial do trabalhador e sua organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com