TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio Exterior

Artigo: Comércio Exterior. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

A Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável e seus desdobramentos

As avaliações sobre os resultados da Rio + 10 publicadas na mídia naquela época foram muito divergentes. Para as organizações não-governamentais e ambientalistas foi um fracasso, um retrocesso, ou a Rio - 10, como chegou a ser classificada. Para altos funcionários das Nações Unidas, diplomatas e Ministros do Meio Ambiente, importantes avanços foram alcançados, embora mais modestos do que se esperava. O nosso julgamento é influenciado, certamente, pelos resultados da Rio 92.

Dez anos antes, a Conferência do Rio de Janeiro foi convocada para comemorar os vinte anos da Conferência de Estocolmo e para discutir o conceito de desenvolvimento sustentável, definido com grande habilidade e bom senso pela Comissão Brundtland, no seu relatório Nosso Futuro Comum. A Rio 92 aprovou a Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Declaração sobre Florestas, duas convenções internacionais e a Agenda 21, um documento com propostas concretas de como iniciar o processo de transição em direção ao desenvolvimento sustentável. Por este motivo, a Rio 92 foi uma conferência fantástica, que mobilizou milhares de reuniões locais, regionais e internacionais durante o processo de preparação, e contou com a participação de 178 países e 112 Chefes de Estado.

Na realidade, para analisarmos com isenção os resultados da Rio + 10, precisamos entender que ela foi convocada pelas Nações Unidas apenas para avaliar os avanços dos países na implementação da Agenda 21, e não para discutir novos conceitos ou caminhos futuros. A Resolução das Nações Unidas que determinou a revisão decenal dos resultados da Rio 92 vedava a revisão da Agenda 21 e dos princípios aprovados na Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Por este motivo, a Rio + 10 produziu apenas um plano de implementação e uma declaração política, a Declaração de Johannesburgo sobre Desenvolvimento Sustentável.

Como veremos em seguida, em algumas áreas, como saneamento, combata à pobreza, gestão de produtos químicos e biodiversidade, foram definidas metas com prazos para atendimento, o que pode ser considerado um avaço em relação aos compromissos mais vagos assumidos na Conferência do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com