Comércio eletrônico
Trabalho acadêmico: Comércio eletrônico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviovs • 18/9/2014 • Trabalho acadêmico • 2.742 Palavras (11 Páginas) • 196 Visualizações
SÃO LUIS MA
JUNHO 2014
SUMARIO
1. Introdução-----------------------------------------------------------------------p. 3
2. Comercio Eletrônico---------------------------------------------------------p. 4
2.1. Vantagem Competitiva---------------------------------------------------p. 4
2.2. Benefícios na Venda Pela Internet------------------------------------p. 4
3. Estrutura Necessária Para Empreendimento------------------------p. 5
4. Fatores de Sucesso----------------------------------------------------------p. 5
4.1. Planejamento de Comercio Eletrônico------------------------------p. 5
4.1.1. As Organizações---------------------------------------------------------p. 5
4.1.2. Aos Consumidores------------------------------------------------------p. 6
4.1.3. A Sociedade---------------------------------------------------------------p. 6
5. Riscos do Empreendimento----------------------------------------------p. 6
6. Comprometimento do Empreendedor---------------------------------p. 6
6.1. Capacidade de Assumir Riscos---------------------------------------p. 6
6.2. Senso de Oportunidade--------------------------------------------------p. 7
6.3. Liderança----------------------------------------------------------------------p.7
6.4. Jogo de Cintura-------------------------------------------------------------p. 7
6.5. Persistência------------------------------------------------------------------p. 7
6.6. Visão Global da Organização-------------------------------------------p. 8
6.7. Atualização-------------------------------------------------------------------p. 8
6.8. Organização-----------------------------------------------------------------p. 8
6.9. Inovação----------------------------------------------------------------------p. 8
6.10. Disposição de Trabalho------------------------------------------------p. 8
7. Conclusão-----------------------------------------------------------------------p. 9
8. Bibliografia--------------------------------------------------------------------p. 10
1. INTRODUÇÃO
O ambiente empresarial, tanto mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos; as organizações passaram a realizar seus planejamentos e a criar suas estratégias voltadas para o futuro de forma que alterem as bases da competitividade empresarial. Atualmente, algumas das características do novo ambiente empresarial, tais como globalização, integração interna e externa das organizações, entre outras, têm confirmado as tendências da criação e utilização do Comércio Eletrônico, que já são considerados como uma realidade. Nesse novo ambiente empresarial, as organizações dos vários setores têm realizado ativamente operações e processos influenciados pelas transformações externas.
Assim, seja pelo novo ambiente empresarial ou por força das influências entre os setores, todas as organizações têm sido afetadas pela nova realidade do Comércio Eletrônico. Essa situação tem exigido das organizações grande esforço para a assimilação e utilização das tecnologias de informação referentes ao Comércio Eletrônico, em sua operacionalização e em sua estratégia competitiva. A atuação do Comércio Eletrônico no mercado mundial tem crescido de forma exponencial desde a popularização da Internet e sua afirmação como meio de fazer negócios.
O comércio eletrônico é o processo de compra e venda de produtos, serviços e informações por meios digitais. Este tipo de comércio surgiu no início da década de 90, segundo Turban e King (2004) foi a partir desta década que o mercado começou a ser impulsionado através de novas tecnologias de rede,softwares e padrões de transação. Quando as empresas no Brasil iniciaram suas atividades no comércio eletrônico, elas encontraram dificuldades para se firmar devido a fatores culturais, pois os clientes possuíam maior confiança na compra através do contato direto com o produto e/ou vendedor, um exemplo deste fator cultural foi o comércio praticado através do escambo, que é a troca de um produto por outro.
O crescimento do comércio na internet foi ocasionado por fatores como: aumento no número de vendas de computadores, menor custo de conexão e a maior facilidade de crédito. À medida que as experiências dos clientes em suas compras foram sendo positivas, eles passaram a ter maior confiança, tornando este tipo de comércio cada vez mais uma realidade (NOVAES, 2004).
2. COMERCIO ELETRÔNICO
O Comércio Eletrônico é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo as transações negócio-a-negócio, negócio-a-consumidor e intra-organizacional, numa infraestrutura predominantemente pública de fácil e livre acesso e baixo custo. O Comercio Eletrônico também pode ser definido como a compra e a venda de informações, produtos e serviços por meio de redes de computadores. O Comercio Eletrônico conceito de engloba a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, não se restringindo simplesmente à realização de transações comerciais de compra e venda de produtos e serviços. Algumas vezes, esta abrangência não é reconhecida e acaba-se tendo uma visão errônea e restrita de todo
...