TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto Armado

Trabalho Escolar: Concreto Armado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 16

1. Introdução

O concreto armado vem sendo um dos materiais mais usados em construção civil. Mais o mercado das construções vem com um outro produto fortíssimo que são as estruturas metálicas, muito usadas nos dias atuais.

A pesquisa introduz o que venha ser concreto armado, como se obter uma boa aderência para construção, as suas vantagens e desvantagens. Introduz também em seu conteúdo estruturas pré-fabricada, e estruturas moldadas in loco. Abrange também sobre a importância de fazer uma impermeabilização e a importância de um sistema de drenagem nas construções.

2. Concreto armado

Não podemos falar sobre a utilização de Estruturas de Concreto Armado (moldado in loco e pré-fabricado) sem antes saber o que venha a ser concreto armado.

Concreto armado nada mais é que um material da construção civil que se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX.

Nos dias atuais se usa mais o concreto de concretaria, pelo fato de ser mais capacitado para obras, mais dependendo do tamanho da obra usa-se o “virado-na-obra”.

O concreto armado pode ser utilizado nas estruturas dos edifícios.

Diferencia-se do concreto (ou Betão) devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão.

É uma mistura compacta de:

1) cimento + água = pasta

2) pasta + agregado miúdo = argamassa

3) argamassa + agregado graúdo = concreto

4) concreto + armadura de aço = concreto armado. Nesse item pode-se fazer uma nova subdivisão em função da forma de trabalho da armadura:

4.1 - concreto + armadura passiva = concreto armado

4.2 - concreto + armadura ativa = concreto protendido; neste caso a armadura (ou a cordoalha) é preliminarmente submetida a esforços de tração visando melhorar o desempenho estrutural da peça a ser concretada.

Para obtenção de um bom concreto de acordo com sua finalidade, devem ser efetuadas com perfeição as operações básicas de produção do material, que influem nas propriedades do concreto endurecido.

2.1 Operações básicas de produção do concreto são:

• Dosagem: Estudo empírico ou não que indica as proporções e quantificações dos materiais componentes da mistura, a fim de obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas.

• Mistura: Dar homogeneidade ao concreto, isto é, fazer com que ele apresente o mesmo proporcionalmente em qualquer ponto de sua massa sem segregação dos constituintes.

• Transporte: Levar o concreto do ponto onde foi preparado ao local onde será aplicado, podendo ser dentro da obra ou para ela, quando misturado em usina.

• Lançamento: Colocação do concreto no local de aplicação, em geral, nas formas. Começa-se após 2 a 4 horas a "pega",(perda do abatimento e consequentemente endurecimento e ganho de resistência), dependendo da quantidade e do tipo de cimento.

• Adensamento: Espalhamento e conformação do concreto, procurando eliminar o ar aprisionado, além de preencher totalmente as formas - ganho de resistência. Usa-se vibrar o concreto com vibradores mecânicos, devendo-se evitar o excesso ou pouca vibração.

• Cura: Conjunto de medidas com o objetivo de evitar a perda rápida de água (evaporação) pelo concreto nos primeiros dias, água essa necessária para reação de hidratação dos constituintes da pasta de cimento. Existem diversas formas para cura adequada do concreto, seja ela úmida, a vapor, química ou uso de material impermeabilizante, dificultando a saída de água. A cura inadequada pode ocasionar fissuras de retração plástica consequentemente maior permeabilidade e porosidade, assim menor durabilidade. Normalmente a resistência de projeto é atingida após vinte e oito dias da aplicação.

2.2 VANTAGENS:

Hoje temos as vantagens e desvantagens de usar-se o concreto armado.

a) Economia - o concreto se revela mais barato que a estrutura metálica, exceto em casos de vãos muitos grandes. Em muitos casos os agregados podem ser obtidos no próprio local da obra. Não exige mão de obra especializada.

b) Durabilidade - a resistência do concreto aumenta com o tempo.

c) Adaptação a qualquer tipo de fôrma.

d) Manutenção e conservação praticamente nulas.

e) Resistência ao fogo.

f) Impermeabilidade.

g) Monolitismo.

h) Resistência ao desgaste mecânico (choques, vibrações).

i) Facilidade de execução (fácil emprego e manuseio).

2.3 DESVANTAGENS:

Entretanto, apesar de tantas vantagens, o concreto armado apresenta também sérias desvantagens, como:

a) Grande peso-próprio 2500 kg / m3 (pode ser reduzido com utilização de agregados leves).

b) Reforma e demolições difíceis ou até impossíveis.

c) Baixo grau de proteção térmica.

d) Demora de utilização (o prazo pode ser reduzido com a utilização de aditivos).

2.4. Imagens de estruturas de concreto armado

Cristo redentor- Rio de Janeiro-RJ Catedral Metropolitana- Brasília-DF

3. Estruturas de concreto armado pré- fabricada

O mercado hoje de concreto armado vem sendo muito amplo, e com isso a construção civil vem exigindo muito das fabricas.

Com essas exigências lançam-se no mercado as estruturas de concreto armado pré- fabricadas.

As estruturas pré-fabricadas são aquelas em que todos os elementos estruturais, como pilares, vigas, postes, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com