Conflitos
Resenha: Conflitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arlene • 13/4/2013 • Resenha • 298 Palavras (2 Páginas) • 1.141 Visualizações
Conflitos
Administrar conflitos nos dias atuais é perfeitamente normal e até desejável. Devido às constantes modificações que são implementadas nas organizações com alto grau de complexidades e especializações, fazem com que o conflito seja uma constante no ambiente de trabalho.
.Os Conflitos são inerentes da vida em grupo e normalmente são gerados pela escassez de recursos para satisfazer todas as necessidades e desejos individuais.
.Existem ainda, três caminhos do conflito:
Recusa do conflito - é o caminho que conduz a impossibilidade ou recusa de dialogo, gera inquietação, irritabilidade, ansiedade e até mesmo estados graves de neurose. Caminho declarado - é o caminho da guerra, da luta que resulta com a intenção declarada das partes em eliminar o outro. Caminho assumido - é o caminho da busca da solução do problema, cada uma das partes aceita, autenticamente, examinar a situação existente e pode levar esse esforço na colocação prática de uma solução. O conflito é transformado em um problema a ser resolvido. Os Conflitos ainda podem ter algumas conotações:.
Negativas - O conflito em si não é danoso e suas consequências poderão ser positivas ou negativas, dependendo do contexto, aprofundamento do modo como é enfrentado e administrado.
Neutro - Gera tensão, competição, reconciliação e negociação.
Positivo - Gera oportunidade, crescimento, desenvolvimento e aventura. O conflito gera alguns pontos negativos como: estagnação do sistema (morfoestase) e crises que possibilitam mudanças significativas para o crescimento pessoal, grupal e social (morfogênese). Mas também existem os pontos positivos que colaboram para o desenvolvimento de uma equipe, pessoal e organizacional, como por exemplo, rompe a rotina, mobiliza energia, desvenda problemas, excita a imaginação, estimula a criatividade, aguça a percepção e raciocínio dos envolvidos.
As principais causas dos conflitos nos processos de negociação podem ser:
Diferenças de personalidade
Interdependencia das tarefas no trabalho
Metas diferentes
Recursos compartilhados
Diferença de informação
Percepção
...