Consultoria de Planejamento e Sistemas de Transporte
Por: monicamelo2017 • 8/11/2019 • Trabalho acadêmico • 518 Palavras (3 Páginas) • 1.236 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
AVA2
Curso: Logística
Matéria: Planejamento de Sistemas de Transportes
2019/2º Semestre
Discente: Monica Regina Ribeiro de Melo Alves Ferreira
Docente: Prof. José Roberto Tavares Sampaio
CONSULTORIA LOGÍSTICA
UNIDADES 3 E 4
Rio de Janeiro
2019
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
A logística de distribuição de mercadorias foca na entrega e escoamento dos produtos, porém, seu impacto vai muito além da área operacional, englobando também as atividades relacionadas ao planejamento da movimentação de cargas para garantir a satisfação dos clientes.
Seu objetivo é abastecer os clientes dentro do prazo esperado, otimizando os processos, criando diferencial competitivo e por consequência gerando lucro para a organização.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Uma empresa situada na Região Sudeste, buscando ampliar seus negócios, procura um consultor para indicar uma possível solução. Para isso, fornece as informações a seguir: ela precisa fazer distribuição para quatro lojas situadas na região Centro-Oeste. Atualmente não é possível enviar carretas, pois estas encontrariam dificuldades pelo tamanho, o que levaria ao aumento dos custos.
ANÁLISE DA SITUAÇÃO PROBLEMA
A geografia é um ponto importante dentro da logística e num país com as dimensões do Brasil, é muito importante que se tenha uma estratégia logística para que não se tenha gargalos no fornecimento de materiais. Muitas empresas aderem à intermodalidade como forma de se chegar mais rápido ao cliente, contudo falta ainda estrutura para que se possa utilizar todo o potencial dos modais disponíveis.
RESOLUÇÃO
A solução encontrada para esta situação, seria a implantação de um Centro de Distribuição (CD), instalado em um ponto estratégico próximo às quatro lojas situadas na região Centro-Oeste, visando a agilidade no recebimento e despacho de mercadorias, evitando-se assim o acúmulo de mercadorias no estoque e gerando redução de custos.
[pic 1]
Um caminhão próprio, com maior capacidade, faz o abastecimento do Centro de Distribuição, e de lá fraciona-se a carga em dois caminhões baús, cada caminhão baú fará a entrega das mercadorias em duas lojas distintas (um pra muitos), com o trajeto roteirizado previamente para que as entregas ocorram em dias e horários apropriados, isso possibilitaria a otimização em suas operações.
Os dois caminhões que farão as entregas nas quatro lojas do Centro-Oeste, deverão ser de frota terceirizada. A terceirização da frota elimina diversas responsabilidades que o processo de entrega exige, como os regulamentos de transporte e as contratações de funcionários, reduzindo-se dessa forma as despesas operacionais. Além disso, vai oferecer serviços de acordo com a necessidade da empresa, sem que se corra o risco de desperdiçar recursos e investimentos.
...