Consultoria de RH: Perfil e Personalidade indicados para cargos de liderança
Por: Martha Tricot • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 1.001 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Perfil e Personalidade indicados para cargos de liderança
As empresas estão atravessando diversas modificações em todos os seus segmentos. Uma grande parcela dessas transformações se constata no relacionamento empresa-colaborador, portanto a necessidade de conhecer e aprofundar os conhecimentos no ser humano se faz tão importante.
Cada indivíduo possui uma personalidade, que é composta por traços de outras, mas uma delas sempre predominante.
Quando falamos de liderança, devemos levar em conta a personalidade, pois podem ocorrer muitos problemas se isto não for verificado. No caso da funcionária em questão, observamos que ela trabalha há alguns anos em uma multinacional, possui um excelente currículo e exercia a atividade de Coordenadora Geral do Centro de Pesquisas de Qualidade. E então ela recebe um convite para atuar como Gerente de Projetos em outro país.
Ainda que excelente profissional, ela não se saiu bem na função. Foi acusada de intolerância religiosa e racismo e a empresa passou a produzir metade do que produziam antes de Mirella assumir o cargo e o índice de atestados médicos aumentou espantosamente.
Um dos erros, senão o principal deles, foi ignorar a orientação da Gerente de Recursos Humanos que sugeriu uma seleção interna para analisar os possíveis candidatos. Kinon não ouviu os conselhos da gerente e marcou uma reunião com Mirella, que no seu ponto de vista seria uma excelente aquisição. Podemos inferir que, se a seleção interna tivesse sido feita, provavelmente Mirella mostraria não ter o perfil adequado para o cargo.
Portanto, estudar as personalidades no processo de recursos humanos é muito importante do que apenas simplesmente analisar o perfil técnico. O líder possui algumas características essenciais, como: Boa comunicação, motivação, delegação, positividade, confiabilidade, feedback, responsabilidade, comprometimento e flexibilidade são algumas delas.
Talvez Mirella não soubesse se comunicar adequadamente, transmitindo mensagens erradas ou mesmo tomava decisões precipitadas ou tardias que prejudicavam o escopo da empresa. Ou mesmo se sentiu pressionada por ocupar um cargo inadequado para ela, não reconhecendo suas faltas quando devia e por final descontando nos funcionários a responsabilidade do cargo. Talvez também não soubesse desenvolver a capacidade individual de cada um no grupo.
A solução para este caso, seria um encaminhamento da funcionária para o psicólogo da empresa, para uma conversa franca, para esclarecimentos de alguns pontos no comportamento relatado por colaboradores, para que houvesse oportunidade do quadro comportamental mudar e se, não houvessem resultados, afastá-la da função, colocando-a no cargo próximo ou igual ao que ela ocupava anteriormente, pois era onde se destacava como profissional; ou simplesmente desligá-la, como última opção, se não houvesse outra alternativa.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
- Disponível em: www.vagas.com.br/profissoes/acontece/no-mercado/10-competencias-de-lideranca-que-empresas-mais-buscam/
...