Contratos De Trabalho
Trabalho Escolar: Contratos De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maxwelquirino • 27/11/2013 • 913 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
A Importância do planejamento de carreira
As escolhas impactam diretamente na vida profissional a cada dia que passa o mercado de trabalho se torna mais exigente. O ponto de partida de uma trajetória profissional de sucesso é a elaboração de um bom e eficiente planejamento de carreira.
Os planos de carreira, não devem ser elaborados apenas pelos iniciantes no mercado, mas por qualquer profissional que deseja aprimorar-se ainda mais. A volta aos primeiros projetos representa uma preocupação saudável e, além disso, é um modo de avaliar o seu desempenho para então decidir o que fazer.
É importante que o colaborador saia do comodismo, estrategicamente e com muita diplomacia, busque entender quais são os requisitos de um próximo cargo desejado e vá se preparando”.
Como o plano de carreira diminui os riscos, a rotatividade e a desmotivação de funcionários, aumentando a produtividade, qualidade de serviço, entre outros benefícios que serão refletidos diretamente na organização.
A remuneração moderna
As organizações assim com o resto do mundo, estão passando por profundas modificações. O conceito de Remuneração Estratégica e seus divisores: a remuneração funcional, remuneração indireta, remuneração por habilidades e competência, estão sendo utilizados com frequência. A Participação nos Lucros e Resultados é usada por grandes empresas para motivar seus funcionários e assim fazer a empresa atingir seus resultados pré-determinados.
Remuneração estratégica: Segundo Minamide (2008), a remuneração estratégica representa um elo entre o funcionário e a nova realidade das organizações, deve se adequar às características da empresa e levar em conta o seu planejamento para o futuro, o funcionário deve se sentir valorizado contribuindo para o sucesso da organização e atingindo as metas estabelecidas.
O desafio para as empresas é saber definir que tipo de remuneração melhor se encaixa na filosofia da organização, e que melhor se enquadre dentro de seu quadro de funcionários.
Remuneração funcional: Para Minamide (2008), plano de cargos e salários. É aplicado em empresas que crescem muito rápido em um curto espaço de tempo, onde existe desorganização. Esse sistema gera um equilíbrio e promove uma igualdade de salários dentro da empresa, gerando um sentimento de justiça entre os empregados.
Remuneração indireta: Para Sebrae (2008),benefícios e incentivos. Os benefícios são formas que as empresas praticam de responsabilidade social como, por exemplo, seguro de vida, assistência medica ou complementação de aposentadoria. É uma forma de atrair e manter as pessoas na organização.
Remuneração por habilidades: Tem o objetivo de valorizar os funcionários por sua capacidade e o aperfeiçoamento delas. O funcionário se sente motivado para buscar sempre o aperfeiçoamento, gerando vantagens para a empresa como a flexibilidade e fácil adaptação, visão sistemática, inovação e comprometimento do funcionário, reduzindo a rotatividade.
Remuneração por competência: o crescimento do setor de serviços, aumento da busca por profissionais qualificados e redução da estrutura hierárquica rígida fez com que as empresas procurassem identificar os conhecimentos, comportamentos e atitudes que os profissionais devem possuir para enfrentar essa nova realidade.
Participação nos lucros e resultados
Para Silva (2008), o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR) é uma forma de mobilização que difunde a comunicação da filosofia de gestão e das estratégias da empresa. Esse modelo de remuneração visa alavancar os resultados da empresa através do comprometimento dos funcionários, deve possuir uma estrutura simples e muito bem definida, para que possa ser entendido por todos os setores da empresa e seus
...