Criminalística e Investigação Criminal
Por: Alan29 • 11/10/2019 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Disciplina: Criminalística e Investigação Criminal
Curso: Segurança Pública
Professor: Márcia Cristiane Nunes Scardueli
Nome do aluno: Alan Djoni Da Silva Costa
Data de envio: 15/05/2019
A importância das evidências para a investigação criminal
Muito se discute a importância da preservação das evidências para a investigação criminal, que tem como aspectos, o valor da evidência material, o papel dos first responders a ética no trato das evidências e os riscos às pessoas que atuam em cenas de crimes. A evidência material pode ser qualquer tipo de objeto encontrado na cena ou local do crime independente de tamanho, também é a melhor em termos de confiabilidade e objetividade. Por outro lado temos o papel dos first responders que seriam as primeiras pessoas a chegarem no local do crime, por isso devem preservar o local e suas evidências, sejam policiais, bombeiros, dentre outros.
Há também a ética no trato das evidências que utilizam códigos de condutas que ajudam no cumprimento da ética e de quem trabalha no local do crime sendo eles:objetividade e imparcialidade. Caso haja chances de salvar uma vida tendo a possibilidade de perder a evidência a emergência médica virá sempre em primeiro lugar, existe também os riscos que as pessoas que trabalham nos locais de crime correm, como: substâncias químicas, materiais biológicos(HIV/AIDS), artefatos explosivos, calor ou frio excessivo.
Em virtude dos dados apresentados concluímos que a importância da preservação das evidências para a investigação criminal é realmente necessária pois sem ela muitos casos talvez não seriam resolvidos com total eficácia.
Disciplina: Criminalística e Investigação Criminal
Curso: Segurança Pública
Professor: Márcia Cristiane Nunes Scardueli
Nome do aluno: Alan Djoni Da Silva Costa
Data de envio: 05/06/2019
Diálogo com o delegado
No dia 31 de maio de 2019, em visita à delegacia de polícia civil da cidade de Grão Pará, fui atendido pelo delegado de polícia Alexandre Martimiano, titular da unidade e na ocasião conversamos sobre as técnicas de investigação, estudadas no material didático da disciplina de criminalística e investigação criminal, quais sejam: interrogatório, infiltração, informante, indução, persuasão dentre outras cursadas na unisulvirtual.
Das técnicas mencionadas neste texto, o delegado de polícia comentou que são mais utilizadas na condução de investigações criminais,interrogatório,sequência embaralhada, persuasão.
Questionado sobre os motivos que determinam a escolha das referidas técnicas, o delegado alegou que foram escolhidas tais técnicas por obterem sempre resultados eficazes com as mesmas. Comentamos também sobre quais técnicas ele considera mais ou menos eficazes, a resposta obtida foi que não existem técnicas menos eficazes, todas são realmente boas mas cada uma se encaixa melhor em determinada ocasião.
Pra encerrar o assunto falamos sobre as dificuldades
...