Curso de graduação em estética e cosmética Esfoliação e hidratação corporal
Por: debora360 • 2/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 3.431 Palavras (14 Páginas) • 260 Visualizações
Faculdade Paranaense
Fapar
Curso de graduação em estética e cosmética
Esfoliação e hidratação corporal
Curitiba
2016
Esfoliação e hidratação corporal
Trabalho acadêmico do curso de estética e cosmética
Segundo período da faculdade Paranaense
Área de habilitação: Saúde e beleza
Orientador (Prof.ª. Dr.)
Curitiba
2016
SUMARIO
INRODUACAO COMPREESIVA...........................................1
INTRODUCAO A PELE ..........................................................2
HIDRATACAO CORPORAL...................................................3
PRINCIPAIS MECANISMO DE HIDRATACAO...................4
ESFOLIACAO CORPORAL.....................................................5
TIPOS DE ESFOLIACAO.........................................................6
CONCLUSAO............................................................................7
INTRODUCAO COMPREENSIVA
Trabalho de hidratação e esfoliação corporal direcionado a alunos e professores do curso de estética e cosmética Fapar. Neste trabalho será abordado o tema pele e como ela reage no ambiente. A hidratação corporal e seus benefícios, os principais mecanismos de hidratação a esfoliação corporal e seus benefícios para a pele, e os principais métodos de esfoliação: físicos, químicos, e mecânicos.
1
INTRODUCAO A PELE
A pele além de ser o primeiro órgão de defesa do nosso corpo contra as adversidades do meio externo, possui papeis importantes, cuja a complexidade e hidez contribuem para manutenção da homeostase do organismo. Tais propriedades, no entanto só são desempenhadas com excelência se o tecido tegumentar estiver em condições normais e plenas de funcionamento e cuidado.
A pele desidratada se deve um grau de embebicao inferior ao normal, condição muitas vezes mediada pelo clima, como os ventos, eo frio, além da umidade atmosférica baixa.
A pele e uma interfase onde as trocas com o meio ambiente são uma constante. O estrato córneo, produto da diferenciação epidérmica, forma uma eficiente barreira entre o meio esterno e os tecidos internos. A quantidade de perda de agua transepidermica e uma boa medida desta função de barreiras. Quando esta perda e muito elevada, observamos peles desidratadas xeroses, icitoses, pruridos, xerodermie eczema.
Em ambientes úmidos e quentes a pele, em geral, e mais lubrificada e embebida, as vezes com aspecto pegajosos. Já em ambientes secos e ou frios, a pele perde agua em troca com ambientes ficando assim desidratada. Apresenta se ressecada com descamação fina e, muitas vezes, de aspecto apergaminhado, mimetizado rugas finas ou falsas rugas. Uma pele hidratada se mostra turgida, lisa, viçosa e de consistência elástica, agradável ao toque.
Para que a pele esteja em um estado adequado de funcionamento, dois processos básicos agem em conjunto, a limpeza e a hidratação cutânea. A limpeza contribui para a remoção dos resíduos externos da renovação celular, secreções cutâneas naturais e micro-organismos.
2
HIDARATACAO CORPORAL
A hidratação tem o papel primordial de manter o conteúdo de agua na epiderme e manter a barreira epidérmica em perfeito estado.
A hidratação e dada pela capacidade do extrato córneo de reter a agua que se ingere. E e também determinada pelas trocas de camada córnea com o meio ambiente.
A camada córnea normalmente contém de 10 a 30% de agua. Sempre que o conteúdo hídrico da camada córnea for menor que 10% a pele será clinicamente desidratada.
Os hidratantes possuem propriedades que aumentam a maciez melhoram a textura e flexibilidade da pele e criam uma barreira protetora contra agressores externos, prevenindo o ressecamento.
A hidratação e fundamental para todos os tipos de pele, já que sua principal finalidade e promover e restaurar a função de barreira epidérmica, mantendo a integridade e a aparência da pele, retendo agua ou impedindo sua perda trans. epidérmica.
A capacidade de retenção da agua pela camada córnea está diretamente relacionada aos seus constituintes, como o fator natural de hidratação (NMF) e lipídeos.
Estudos bioquímicos e ultraestruturas revelam que a redução da velocidade de regeneração da barreira e devida, em parte, a uma diminuição na capacidade de sintetizar lipídeos na epiderme, que surge com a idade.
3
...