DESAFIO PROFISSIONAL 2
Por: daniela141080 • 2/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.262 Palavras (10 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
POLO: UNIAN – SANTO ANDRÉ 3
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
TUTOR A DISTANCIA: ANTÔNIO JOÃO FERREIRA JÚNIOR
SÃO PAULO/SP
2016
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.
Orientador : Tutor a distância Antônio João Ferreira Júnior.
SANTO ANDRÉ/ SP
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS 5
PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO 6
PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 7
PASSO 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Esse trabalho propõe a remodelação administrativa da Empresa Energy Baterias Automotivas, que até então é administrada pelo seu fundador, que conta com a colaboração de seus filhos que assumirão a administração da empresa.
A remodelação prevê democratizar e humanizar a organização, por entender que os trabalhadores trabalham em virtude do reconhecimento dos seus conhecimentos, estabilidade e satisfação pessoal.
Um dos objetivos da remodelação é formalizar os contratos de prestadores de Serviços. No Brasil, 65% dos processos de terceirização de serviços são mal gerenciados. Faz-se necessária cautela na escolha da empresa prestadora de serviços, a fim de constatar que a mesma é cumpridora de seus deveres trabalhistas junto aos seus funcionários. A não observância dessa premissa pode acarretar em ações trabalhistas contra a contratante, por ser co-responsável.
Os administradores têm em seu favor a tecnologia, podem contar com um software ERP, que é um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações desde os processos operacionais, administrativos e gerenciais, centralizando informações, integrando setores, facilitando o controle da empresa e a tomada de decisões. Os sistemas ERP são fundamentais para a gestão das empresas modernas.
Outra preocupação da empresa é com a destinação correta de rejeitos e resíduos resultantes da produção de baterias automotivas. As baterias componentes que são nocivos ao meio ambiente. No Brasil, Segundo a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, todos os estabelecimentos que produzem e comercializam baterias automotivas são obrigadas a aceitar a devolução de baterias usadas de qualquer marca, e a providenciar seu destino correto. Até 99% de uma bateria automotiva pode ser reciclada. Para a empresa, a alternativa mais viável, neste momento é a terceirização deste serviço, devido aos requisitos necessários para a obtenção da licença ambiental para esta atividade.
Os novos administradores têm um grande trabalho a frente, agindo dedicação e acordo com a legislação poderão obter muito sucesso.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS
A Teoria Clássica, seguida pelam empresa Energy Baterias, que teve como difusor Fayol se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem ela órgãos (como seções, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupante de cargos e executores de tarefas). O trabalhador era tratado de uma forma mecânica.
Agora a empresa deseja implantar a Teoria das Relações Humanas, uma concepção proposta por Elton Mayo que tinha como fundamento humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas. Com essa teoria, as tomadas de decisões dentro das empresas levam em consideração os funcionários e suas necessidades para com o trabalho. São compreendidos os aspectos da efetividade humana e o controle burocrático exercido pelas organizações.
Segundo Elton Mayo, o método de trabalho não é tão relevante para o desempenho das pessoas, mas sim os fatores emocionais ou comportamentais.
Houve um aprimoramento da Teoria das relações humanas, surgindo à teoria da administração de recursos humanos que enxerga o ser humano como detentor de necessidades físicas e psicologias, e não motivado apenas estímulos como previsto na teoria das Relações Humanas. O autor que se destaca é Chester Barnard, criador da teoria da Cooperação. Barnard retratou as tensões entre trabalhador e organizações, concluindo que os sistemas vigentes não eram suficientes para garantir que o individuo colaborasse com a empresa.
Segundo Barnard, a organização é considerada como um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. Se não houver cooperação entre elas, a organização não sobreviverá. Isto requer certas qualidades no executivo entre as quais Barnard cita, a lealdade à organização e aos seus objetivos, a flexibilidade, a capacidade de adaptação, o tato, a coragem etc. e evidentemente à capacidade de liderança, definida por Barnard como o poder que os indivíduos têm de inspirar a cooperação através da crença na compreensão comum, na possibilidade de sucesso e na satisfação dos indivíduos.
PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO
A-) CUSTO TOTAL E UNITÁRIO DA PRODUÇÃO ATUAL
CUSTO TOTAL | CUSTO UNITÁRIO |
Cx= x2 +8x+100 C(200) = 40.000 +1600 +100 | Cx = (x2 + 8x+100) : 200 C(200) = ( 2002 * 8.200 +100) :200 C(200) = (40.000 +1600 +100) : 200 |
B-) CUSTO TOTAL E UNITÁRIO A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS MÁQUINAS
CUSTO TOTAL | CUSTO UNITÁRIO |
Cx= 2(x2 + 5x + 80) C(200) = 2. 41080 C(200) = 82.160 | Cx = 2.(x2 + 5x + 80) :400 C(200) = 2.( 2002 + 5(200) + 80 : 400 C(200) = (2 * 41080) : 400 C(200) = 205,40 |
...