DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA EM LINGUAGEM C
Por: Arnaldolink • 1/9/2016 • Trabalho acadêmico • 5.484 Palavras (22 Páginas) • 1.914 Visualizações
UNIP
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia
Desenvolvimento de Sistema em Linguagem C
PIM IV
Brasília
2015
UNIP
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia
Desenvolvimento de Sistema em Linguagem C
PIM IV
Nomes:
Claudia de Freitas Silva Gondim RA: 1518453
Daiane Mette RA: 1519780
Jose Arnaldo Link RA: 1519776
Curso: Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Polo Asa Norte – Brasília
2015
RESUMO
Um dos principais problemas enfrentados hoje por nosso país estão relacionados ao transporte. Vias mal conservadas, poucas delas duplicadas, alto fluxo de carros, ineficiência do transporte público, enfim são inúmeros os motivos que deixam o sistema arcaico e insuficiente. Um dos principais meios utilizados no país como forma de transporte para maiores quantidades de pessoas, são os ônibus. Como forma de deixar este sistema mais organizado e eficiente é crucial o uso de um programa que organize a venda de passagens respeitando a leis vigentes como a concessão de 02 passagens sem custo para idosos, 50 % de desconto para estudantes e respeitando as lotações e quantidades de cada ônibus.
Tendo como base esta necessidade este trabalho tem o objetivo de criar este sistema, utilizando a Linguagem C de Software de forma a atender esta necessidade do setor.
Palavras Chaves: Ônibus, Transporte, Sistema Software, Linguagem C.
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1.1 Linguagem de programação, o que é?
2.1.2 Linguagens de programação – Breve histórico
2.2 TIPOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
2.2.1 Linguagem de máquina
2.2.2 Linguagem assembly
2.2.3 Linguagem de alto nível
2.3. LINGUAGEM C – UM BREVE HISTÓRICO
2.4. ENGENHARIA DE SOFTWARE
2.4.1 Conceitos
2.4.2 Processos de software
2.4.3 Modelos de processos de software
2.4.3.1 Modelo em cascata
2.4.3.2 Modelo evolucionários
2.4.3.2.1 Modelo de prototipagem
2.4.3.2.2 Modelo espiral
2.4.4 Rapid Application Development – Modelo RAD
2.4.5 Teste e modificação
2.5 PROCESSOS EMPREGADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS
1-INTRODUÇÃO
O sucesso de uma empresa esta diretamente ligada ao seu planejamento, controle e investimentos com qualidade. Como forma dos empresários conseguirem tais características em suas empresas é crucial que tenham em mãos um sistema que controle e lhe auxiliem na execução dos processos básicos aos mais complexos.
Como estudo de caso, teremos como base uma empresa de transporte de ônibus, com objetivo de desenvolver um sistema em Linguagem C para venda de passagens de ônibus. Aplicaremos os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre algoritmos, técnicas de programação e engenharia de software. Desenvolveremos a lógica de programação, argumentaremos e discutiremos o uso de processos de software.
O trabalho será composto de uma parte teórica, que apresentará os conceitos de Linguagem C, técnicas de programação em algoritmos, técnicas de programação e engenharia de software e outra prática, onde será desenvolvido em linguagem C, um sistema para vendas de passagens de ônibus.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. REFERENCIAL TEÓRICO
Para o desenvolvimento deste projeto se faz necessário um estudo baseado em pesquisas sobre as principais áreas que envolvem a construção de software. Se incluem neste estudo, as linguagens de programação com um foco especial na linguagem de programação C, a qual é utilizada na elaboração do software; os principais processos da engenharia de software; e, as ferramentas utilizadas na implantação do programa.
2.1.1 Linguagem de programação, o que é?
Contendo como metas facilitar a programação e permitir processos de produção de software mais ágeis e sofisticados, as linguagens de programação se tornaram, para os programadores, ferramentas importantes e poderosas que os auxiliam na solução de problemas de automação. Padronizam os métodos de comunicação das instruções para um computador, utilizando, para isso, segundo Fischer (1993), “um conjunto de regras sintáticas e semânticas para definir um programa de computador”.
Segundo Cook (2013, p. 11), “Sintaxe é uma forma particular de estruturar a informação, enquanto que a semântica pode ser visto como um mapeamento de sintaxe para o seu significado, ou interpretação”.
Uma das maiores vantagens oferecidas, para o programador, pela linguagem de programação, está na facilidade do entendimento, ao invés da utilização, somente, de um emaranhado de códigos numéricos (linguagens de baixo nível), são usados termos que se assemelham com a linguagem natural que a utilizada no ida a dia.
...