DIREITO CAMBIARIO
Artigos Científicos: DIREITO CAMBIARIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adrianocarmo • 5/6/2013 • 686 Palavras (3 Páginas) • 689 Visualizações
Direito cambiário e seus princípios
1°) Titulo de crédito:
Obs: entende-se por crédito a relação entre dois sujeitos (credor e devedor).
São três os principais aspectos:
a) Refere - se unicamente a operações de crédito.
b) O titulo de crédito possibilita facilidade na cobrança em juízo, a cobrança judicial inicia-se na execução, não sendo necessário provar a existência do direito.
c) Ostenta – o “atributo da negociabilidade, da facilidade da circulação do crédito documentado”, ou seja, pode ser negociado com facilidade, pois nele se aplica o regime jurídico de direito cambiário, nesse regime encontra-se facilmente terceiros interessados em antecipar-lhe o valor da obrigação gerando a facilidade da circulação de crédito .Este documento distingui dos demais documentos representativos.
2°) Princípios dos direitos cambiários:
a) Cartularidade: é o papel, documento que representa a transação.
Só será credor aquele que tiver portando o documento em sua via original.
b) Literalidade: é o princípio através do qual só gera efeitos cambiais o que está escrito no titulo de crédito, ou seja, só produz efeito judiciário cambial os atos lançados no titulo.
c) autonomia: é o mais importante dos princípios do direito cambial. Quando um único título documenta mais de uma obrigação a eventual invalidade de qualquer delas não prejudica as demais.
O princípio da autonomia das obrigações cambiais se desdobram em dois outros subprincípios : abstração e inopomibilidade .
a) subprincípio da abstração: o titulo, quando posto em circulação, se desvincula da relação fundamental que lhe deu origem.
Ex: cheque pré-datado que é repassado a terceiros.
b) subprincípio da inopomibilidade: das exceções pessoais aos terceiros de boa fé o executado não pode alegar, em seus embargos, matéria de defesa estranha a sua relação direta com o exeqüente, salvo provando a má fé dele.
Conceito de títulos de créditos conforme o novo Código Civil Brasileiro.
Art. 887 – O titulo de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preenche os requisitos da lei.
Art. 888 – A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como titulo de credito não implica a invalidade do negocio jurídico que lhe deu origem.
Obs: Existem dezenas de espécies de títulos de credito no Brasil, todos eles regulados por legislação especificas.
O impacto do direito cambiário na empresa.
Literalmente o titulo de crédito tem que estar impresso e papel, mas hoje temos os títulos
...