DIREITO impostos sem lei
Exam: DIREITO impostos sem lei. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alberto2015 • 10/11/2014 • Exam • 500 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
1. “Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à união aos Estados, ao Distrito Federal e aos Munícipios exigir ou aumentar tributos sem lei que o estabeleça (“Art. 150, Inciso I Constituição 1988) o texto acima refere-se ao:
a) Princípio do ato
b) Princípio da territoriedade
c) Princípio da legalidade estrita
d) Princípio da legalidade ampla (atos do executivo podem criar obrigações)
e) Princípio da contributividade
Justificativa: Alternativa C. O princípio da legalidade exista garante que nenhum tributo será exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, nem cobrança, em cada exercício, sem que a lei que o houver instituído ou aumentado esteja em vigor antes do início do exercício financeiro, ressalvados a tarifa alfandegária e a de transporte, o imposto sobre produtos industrializados e outros especialmente indicados em lei complementar, além do imposto lançados por motivo de guerra e demais caso previsto na constituição.
2. Avalie as afirmações abaixo e assinale a assertiva CORRETA:
I. A obrigação principais surge com ocorrência do fato gerador tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o credito dela decorrente.
II. Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente a sua ocorrência.
III. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador e responsável, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Estão corretas as afirmativas I e III
c) Estão corretas as afirmativas I e II
d) Estão corretas as afirmativas II e III
e) Todas as afirmativas estão incorretas
Justificativas: Alternativa A. Conclui- se que tanto a obrigação principal a obrigação acessória somente surge em se concretizando a situação hipotética descrita na legislação tributária que seja necessária e suficiente a sua perfeita configuração, tal situação é o necessário fato gerador da obrigação acessória.
3. O princípio que impõe aos entes federativos a vedação de cobrar tributos sobre fatos geradores ocorridos do início da vigência da lei que os institui ou aumentou é o:
a) Princípio da anterioridade
b) Princípio da estrita legalidade
c) Princípio federativo
d) Princípio irretroatividade
e) Princípio da igualdade
Justificativa: Alternativa B. Nenhum tributo será exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça nenhum será cobrado em cada exercício sem previa autorização orçamentaria, ressalvada, porém, a tarifa aduaneira e o imposto lançado por motivo de
...