DIREITO Á VIDA
Artigo: DIREITO Á VIDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanagql • 17/3/2015 • 450 Palavras (2 Páginas) • 115 Visualizações
DIREITO À VIDA
O direito a vida é o direito Fundamental (direito humano) mais importante, pois sem a existência da vida, validade alguma terá todos os outros direitos. Trata-se de um direito complexo.
Para que se tenha o direito à vida automaticamente gera o dever de proteção a vida, que cabe com maior intensidade ao Estado.
O direito a vida traz como lema que ninguém nem mesmo o Estado tem o direito de tirar a vida de alguém, partindo deste princípio de que a vida é o direito mais importante devemos entender que este abrange diversos deveres ao Estado e seus habitantes.
Policiamento nas ruas garantindo a segurança da população é uma forma de proteção de direito a vida, de uma forma de prevenção a possíveis riscos á vida, dentre acidentes, assaltos e eventos do gênero. Leis como a da Lei Seca previnem acidentes que possam acarretar em vítimas fatais agindo também em prevenção.
Direito a vida estará também ligado à saúde, sendo assim é necessário que se cuide da questão hospitais, médicos, remédios, enfim toda estrutura necessária para o atendimento médico hospitalar para cuidar da vida individual dos cidadãos.
Moradia e Saneamento básico estarão ligados ao direito á vida, afinal sem ter uma residência digna o indivíduo estará exposto à marginalidade nas ruas, a bruscas quedas de temperatura, a falta de higiene, a doenças diversas entre outros critérios que colocam a vida em risco, para que se cumpra com o direito a vida é necessário olhar também por este lado de suma importância.
Para que se possa proteger a vida é necessário também garantir um salário mínimo para que se possa sobreviver e se alimentar, afinal a falta de alimento e de água potável traz risco a vida humana, se estamos falando sobre diretos á vida teremos que ter uma visão ampla sobre todas as necessidades para a sobrevivência segura e saudável de um indivíduo.
Acompanhamento do Estado em trabalhos ilegais que coloquem em risco a vida, esta também é uma medida de segurança ao trabalhador que automaticamente está ligada ao direito a vida.
Dentre todos estes exemplos já conseguimos avaliar o quão importante são todos os direitos em relação ao direito á vida.
Falando sobre o direito a vida, vamos de encontro com vários outros direitos Fundamentais aqui citados, desde o inicio venho falando que o direito a vida é o mais fundamental de todos os direitos e também muito complexo, após todo esse raciocínio dentro do direito á vida, chego à conclusão de que ele é a base, ou o foco dos direitos fundamentais, ou seja, sem todos os outros direitos fundamentais não se poderá garantir o direito a vida, e sem que se garanta o direito à vida todos os outros direitos fundamentais serão inutilizáveis.
...