DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO DIREITO 2º Estudo Dirigido
Exames: DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO DIREITO 2º Estudo Dirigido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RS1306 • 21/8/2013 • 1.448 Palavras (6 Páginas) • 896 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ - CÂMARA CASCUDO
DEPARTAMENTO DE DIREITO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO DIREITO 2010.1
PROFESSOR: GUILHERME CARVALHO
ALUNA: SALUSA RIBEIRO DE ARAÚJO
TURNO: NOTURNO - 1º PERÍODO
2º Estudo Dirigido
01) O que é processo legislativo autocrático?
Resposta:
O processo legislativo autocrático é assim definido quando as leis são elaboradas pelo próprio governante, onde os cidadãos não participam nem diretamente e nem através de seus representantes, que no caso do Brasil são os deputados.
02) Por que é válida a afirmação de que a SEGURANÇA JURÍDICA é indispensável para qualquer sistema jurídico do mundo democrático?
Resposta:
Porque a segurança Jurídica encontra-se diretamente relacionado aos direitos e garantias fundamentais do nosso Estado Democrático de Direito. A Lei é fonte de segurança jurídica.
03) Em relação à sua fonte, qual é a modalidade de norma jurídica que predomina no nosso sistema jurídico? Existem exceções? Em relação a outros países existem outras modalidades adotadas? Exemplifique.
Resposta:
Quanto à fonte, em nosso sistema jurídico predomina:
1- Legislativas: Normas jurídicas escritas, corporificadas nas leis, medidas provisórias, decretos.
2- Jurisprudenciais: Criadas pelos Tribunais. Ex. Sob a forma de súmula vinculante.
Existem países que adotam também as fontes Consuetudinárias (Não escritas e elaboradas espontaneamente pela sociedade). Nós não temos costume com forças normativas.
04) Em relação à norma jurídica, qual o conceito de eficácia? Exemplifique.
Resposta:
Em relação a norma jurídica, Eficácia é a produção concreta dos efeitos pretendidos pela Norma. Ex: Lei que permite cobrar multas a quem estiver acima da velocidade permitida. Esta lei só terá eficácia se os efeitos por ela pretendidos ( manter a velocidade dos automóveis na velocidade permitida) forem alcançados.
05) Explique e exemplifique o que vem a ser a hierarquia das fontes do Direito?
Resposta:
A hierarquia das fontes do direito acontece da seguinte maneira: Lei>Jurisprudência>Doutrina>Costumes>Princípios Gerais do Direito. Observação: O magistrado só aplicará as fontes subsidiárias do direito se não houver outra imediatamente superior. Ex: Só aplicará o costume se não houver lei expressa para o caso que possa ser aplicada por analogia.
06) Quais são as principais causas para o desuso das leis?
Resposta:
Principais Causas do desuso das leis:
1- Leis anacrônicas: Leis que envelheceram durante o seu período de vigência e não foram revogadas por obra do legislador. Permaneceram imutáveis enquanto a vida evoluía. Caducou.
2- Leis artificiais: Leis em que falta correspondência com a base social onde estão inseridas sendo produtos de teorias e abstrações distanciadas da realidade. Incompatíveis com a sociedade. Ex: Lei doação de órgãos.
3- Lei injusta: É aquela que nega ao homem o que lhe é devido ou lhe confere o indevido.
4- Leis defectivas: Leis incompletas, que foram planejadas com suficiência, relevando-se na prática sem condição de aplicabilidade. Ex: Faixa de pedestre.
07) Defina competência legislativa concorrente. Exemplifique.
Resposta:
A competência legislativa concorrente é a que cabe a mais de uma categoria de entes componentes da Federação. Cuida-se do rol apresentado no artigo 24 da Carta Política. A Constituição Federal divide a competência para estabelecer normas gerais, que cabe à União, e a competência para editar normas suplementares, específicas, que cabe aos Estados. Apresentam-se dois campos bem definidos, não podendo a União produzir normas que não sejam gerais. Por outro lado, os Estados podem legislar plenamente sobre estas matérias, prevendo normas gerais e normas específicas, desde que não tenha a União exercido o seu poder. Contudo, se for editada pela União lei com as normas gerais, a legislação estadual terá sua eficácia suspensa, naquilo que conflitar com a nova Lei.
08) Qual o fundamento lógico-jurídico para a existência de matérias de competência legislativa privativas da União conforme encartado no art.22 da CF/88?
Resposta:
O fundamento lógico é que abrange todo ramo do direito: 1 Art.22 Compete privativamente à União legislar sobre: l - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho.
2 Art.22 Compete privativamente a União legislar sobre(...)
Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.
09) No que consiste o princípio da extraterritorialidade encartada no art. 7ª do código Penal Brasileiro ? Exemplifique possibilidades de sua aplicação.
Resposta:
É a aplicação da lei brasileira àqueles que praticarem infrações penais dentro do território nacional (ou naqueles espaços considerados como sua extensão), apresenta-se o princípio da extraterritorialidade, que consagra a possibilidade de aplicação da lei brasileira aos crimes cometidos fora do Brasil.
Ou
Apesar dos crimes terem sido cometidos fora do território nacional, pôr força de lei o autor será julgado lei brasileira, princípio da nacionalidade, a lei penal do Estado é aplicável a seus cidadãos onde quer se encontrem.
...