DP - 1 BIMESTRE GESTÃO PÚBLICA
Por: Bianca Almeida • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.477 Palavras (6 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE VALPARAÍSO - GO
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA
NOMES
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE GESTÃO DE DESEMPENHO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO, ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS, GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA.
VALPARAÍSO / GOIÁS 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1 - MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES
PASSO 2 - MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO DE JUNG
PASSO 3 - ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO
PASSO 4 - CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
PASSO 05 - FEEDBACK
PASSO 06 - PLANEJAMENTO
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de uma negociação utilizando o método sistêmico, contendo os modelos de abordagens e análises do novo método de administração, onde em uma empresa os seus funcionários são importantes nas negociações.
O Desafio Professional divide-se seis passos, nas quais são abordados o mapeamento e as habilidades essenciais dos negociadores, o clima organizacional e os planejamentos para melhor desfecho da negociação.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1 - MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES
-Mapeamento dos Oponentes – Associação dos Moradores do bairro Bom Jardim
O líder Carlos Henrique é formado em administração e tem como objetivo de impedir a construção da gravadora no bairro, a associação dos moradores alegam perturbação da ordem pública e utilizam de argumentos como, barulho, segurança e infraestrutura (trânsito).
Os Moradores do bairro Bom Jardim possuem perfil conservador e questionador, prezam pela tranquilidade, sendo a maioria dos moradores pessoas de 3ª idade. Acreditam que o bairro não precisa dos progressos advindos deste empreendimento.
-Mapeamento do Negociador – Gravadora Ultra Records
O negociador Jorge Andrade é formado em estratégia de negócios (experiente em negociar em meio a conflitos) e tem temo como objetivo a liberação do empreendimento e a instalação da gravadora no bairro. Jorge acredita que o progresso é inevitável e que pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
PASSO 2 - MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO DE JUNG
Analisando o modelo desenvolvido por Carl Jung, onde Jung foca na existência de estilos básicos, onde cada estilo baseia-se em suposições sobre a outra parte, baseando em quatro características, controle, desconsideração, deferência e confiança, essas características formam os quatro estilos básicos do modelo de Jung. Utilizando o modelo de Jung podemos mapear as habilidades essenciais dos negociadores.
-Associação de moradores
Carlos Henrique representante da associação de moradores mostra confiança, controle, é cooperativo e questionador. Busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas. Demostrando assim o estilo confrontador segundo o modelo de Carl Jung, Carlos busca a equivalência de acordo com as situações adversas, quanto nas suas negociações, Carlos usa de colaboração e confronto.
-Gravadora
Jorge Andrade representante da gravadora é simpático, acredita no relacionamento de confiança, sendo cooperativo e influenciado pelo bom espírito esportivo o que caracteriza o estilo amigável de acordo com o modelo de Jung. Jorge é um negociador amigável que combina consideração, confiança e lealdade, para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente. Utiliza-se da cordialidade e da paciência.
PASSO 3 - ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO
Principais objetivos a serem negociados:
-Gravadora:
Liberação da obra na secretaria responsável e aprovação da obra Associação dos Moradores.
-Associação dos Moradores:
Impedir a construção da gravadora no bairro.
Analise da Situação:
Entre os dois lados haverá benefícios, melhorias e investimentos.
PLANEJAMENTO:
Objetivo da gravadora e investir em melhorias na região usando de tecnologia na parte Acústica (para que não se propague o som) utilizando de um revestimento especial (isolante acústico), investimentos em sinalizações nas ruas e uma obra de retorno para ligar às ruas do bairro a rodovia, evitando a intensa movimentação de carros nas ruas do bairro. Providenciar junto á prefeitura Ronda mais ostensivas da guarda municipal e contratação de segurança Particular (Atuando nas entradas e saídas do bairro).
PASSO 4 - CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Com a instalação da gravadora no bairro, alguns funcionários serão beneficiados (com promoções) ao serem transferidos para nova estrutura, e isto irá afetar suas vidas pessoais, ocorrendo mudanças, inclusive de moradia com suas famílias.
Com a mudança de localidade o clima de trabalho tornou-se um desafio para o crescimento, a uma expectativa dos colaboradores pelo início das atividades na nova cidade.
Com o manifesto dos moradores e a possibilidade da instalação da gravadora ser embargada, o clima tornou-se de desanimo e a uma insegurança por parte dos funcionários em certos pontos: redução dos salários devidos cortes nos custos, baixa qualidade de vida que teriam no novo bairro e a perda do emprego, ocorrendo a diminuição da produtividade.
Se houver embargo, a gravadora irar recompensar os seus colaboradores pelo empenho e dedicação, de forma todos trabalhem contentes.
PASSO 05 - FEEDBACK
Na reunião ocorrida entre a associação de moradores e da gravadora foram discutidos os principais pontos a ser negociada, a reunião foi de total clareza e respeito entre os representantes, às partes expos as prós e contras contra a instalação da gravadora.
A negociação correu com muita calma, o Sr. Jorge negociador da gravadora, propôs a visita dos moradores nas instalações gravadora, para que resolvessem as dúvidas referentes ao barulho, expondo que a gravadora utiliza tecnologia de ponta para o isolamento acústico impedindo que o som se alastrasse pelo bairro, propôs providenciar com os órgãos competentes uma via de retorno para o bairro, diminuído o tráfego de veículos dentro do bairro.
...