Definição de ensino à distância
Tese: Definição de ensino à distância. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helenfernanda • 19/2/2015 • Tese • 615 Palavras (3 Páginas) • 171 Visualizações
Curso: Pedagogia
Semestre: PEDAGOGIA 1SEMESTRE
Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
ATIVIDADE 4
Professor: NEDINA STEIN
Atividade referente à aula 07 e 08 ( postar na aula 04)
Responda as seguintes questões:
1) Explique a definição de educação à distância, segundo Dalier (2009).
Resposta:A Distância é cada vez mais complicado, visto que as constantes mudanças e inovações tecnológicas e suas implicações interferem na dinâmica dos processos educacionais e nos fazem agir com cautela, na tentativa de definir tal modalidade de educação. Para o autor: Para Dalier, a aprendizagem a distância é apresentada, inicialmente por meio de uma síntese histórica por demais sucinta e desprovida de uma analise que dê conta das tensões e complexidades que marcam a relação entre educação, tecnologia e sociedade do professor é caracterizado como um esforço para criar ambiente e tarefas que permitam ao aprendiz descobrir o conhecimento com autonomia as possibilidades de adesão a novas tecnologias e a incerteza quanto às implicações das rápidas e contínuas transformações facilmente vislumbradas no cenário da EaD levam alguns a sugerir, até mesmo, o abandono do esforço de se propor uma definição de Educação a Distância. No entanto, não parece de todo despropositado revisitar algumas tentativas de conceituação de EaD,a fim de se verificar a pertinência da discussão sobre as concepções de tal modalidade educacional no momento atual.
2) Como foi o crescimento da educação a distância de 2003 a 2006 na Brasil, e como o mercado de trabalho esta recebendo os alunos formados na educação à distância.
Resposta: No Brasil o crescimento quantitativo e qualitativo da EAD é surpreendente, com destaque para a graduação. e o crescimento do ano de 2000 a 2006 foi de mais de 500%. Esse crescimento é significativo para a educação de forma geral e para a educação a distância em particular. Esse crescimento da educação a distância foi mesmo surpreendente, educação a distância. De 2003 a 2006 houve um aumento de 571% em número de cursos e de 315% no número de matrículas. Esses dados evidenciam que a educação a distância será, em curto espaço de tempo, a modalidade de estudo da maioria da população que ingressa no ensino superior. Os dados a seguir demonstraram que o desempenho dos alunos de cursos presenciais e da EAD, em avaliações nacionais – ENADE, deixam claro que os alunos da educação a distância possuem desempenho similar ou melhor ao dos cursos presenciais. O aluno da EAD desenvolve habilidades e competências solicitadas pelo mercado de trabalho. Desenvolve habilidade no uso de novas tecnologias, autonomia intelectual, criatividade, etc. Isso fica claro na fala do ex-secretário de EaD do MEC: “Qualquer curso de educação a distância, seja no ensino superior ou técnico, vai obrigatoriamente trazer para o aluno essa possibilidade de criar de maneira mais independente o seu conhecimento.” Eduardo Bielschowsky, Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC).
Por conta desse crescimento vertiginoso, o MEC aumentou a fiscalização
...