Definição de fazendas
Tese: Definição de fazendas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanfeli • 14/10/2014 • Tese • 504 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
Treliças
Definição de treliças
Armação formada pelo cruzamento de ripas ou tubos. Quando tem função estrutural, chama-se viga treliça e pode ser feita de madeira, metal ou alumínio. Treliças são tipos barras de madeira que se ligam uma na outra para fazer uma estrutura e essa ligações são chamadas de nós.
A treliça é uma estrutura de elementos ligados pelas extremidades comumente utilizadas em construções, com finalidade de desenvolver resistência a uma certa força resultante aplicada, funcionando como distribuidora de forças, sendo que em uma barra de treliça só pode existir dois tipos de forças: uma que comprime a barra e outra que traciona. De maneira geral, os materiais utilizados nas treliças devem possuir boa resistência mecânica e, sua resistência a tração é maior do que a compressão, isso possibilita que as treliças tracionadas sejam delgadas, permitindo uma boa economia na construção. Existem inúmeras formas de treliças e de acordo com o modelo utilizado, a inversão da direção diagonal de uma treliça muda completamente a sua funcionalidade, podendo deixar de sofrer compressão e vim a sofrer tração.
Tipos de Treliças
Treliças simples
A treliça será simples se puder ser obtida a partir de configurações indeformáveis pela adição de duas a duas barras partindo nós já existentes para novos nós (um novo nó para cada duas novas barras).
Treliças Composta
A treliça é composta quando for formada por duas treliças simples ligadas por 3 barras não simultaneamente concorrentes ou paralelas, ou por um nó e uma barra sendo que esta barra não concorre no nó citado. A resolução de uma treliça composta pode recair no caso de duas treliças simples, mediante o cálculo prévio dos esforços nos elementos de ligação, o que permitirá isolá-las para fins de cálculo estático.
Formas mais utilizadas
Treliça Pratt
Possui os elementos diagonais voltados para o centro da treliça e, com este tipo de
estrutura os elementos diagonais sofrem tração e os verticais,compressão.
Treliça Howe
É o oposto da Pratt; Os elementos diagonais neste caso, passam a sofrer compressão; enquanto os verticais passam a sofrer tração. Percebam que com uma simples mudança de posição, muda-se completamente o funcionamento dos elementos da treliça. Por isso, um bom entendimento sobre o assunto é de fundamental importância.
Classificação das Estruturas quanto ao equilíbrio Estático
Estruturas Isostáticas
Todos os esforços internos e externos podem ser determinados com a aplicação das equações de equilíbrio estático: Σ Fx = 0, Σ Fy = 0 e Σ M(i) = 0.
Estruturas Hiperestáticas
Quando não é possível a determinação de todos os esforços externos e internos apenas com a aplicação das equações das equações de equilíbrio
...