Desafio Profissional
Por: Suelen de Jesus • 14/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.051 Palavras (13 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
IDENTIFICAÇÃO – Nome e RA do aluno
DESAFIO PROFISSIONAL
Tecnologia X Metodoliga
CRISTALINA/GO
2017
DESAFIO PROFISSIONAL
Tecnologia X Metodoliga
Desafio Profissional apresentado às disciplinas norteadas: Atividades complementares; Psicologia da Educaçãoe Teorias da aprendizagem; Redes Sociaise Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileirade Sinais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente como requisito para aprovação no curso de Pedagogia.
Cristalina/GO
2017
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................................
Desenvolvimento .....................................................................................................
Resenha Critica ..............................................................................................
Referências Bibliográficas......................................................................................
INTRODUÇÃO
No conteúdo que será apresentado a seguir, é possível identificar a diferenciação entre tecnologia e informática. Identificaremos o que analisamos no conteúdo estudado e explicaremos a seguir de forma clara e fundamentada. Foi possível compreender de maneira explicita a diferença entre a tecnologia e a informática no texto “Tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI” percebemos que quando falamos em aplicar a tecnologia na sala de aula os professores já imaginam que as aulas seriam ministradas no laboratório de informática ou que iram colocar um retroprojetor e que apenas não iriam mais escrever na lousa. Precisamos pensa em não só aplicar esse novo método e sim da uma capacitação aos professores, mostra a eles que a tecnologia não e um inimigo deles e sim um grande aliado.
Para apresentarmos um bom trabalho procuramos ler artigos de alguns escritores como Pirozzi, Giani Peres, Libêno, Silvia e Vizin e outros.
Muito embora seja possível considera que a tecnologia está presente em sala de aula há muito tempo, porque não só e usado a lousa o giz, e usado também o retroprojetor, e muitos outros recursos como computadores, lousa digital e que trazemrecursose possibilidades de intervenção no processo de ensino, que talvez se já complicado compará-los.
A tecnologia se tornou muito fácil de acessa de ter contato, e parte do cotidiano dos alunos, aos quais procura está sempre atualizados usando como uma ferramenta poderosa para pesquisa. Tornando o aprendizado que antes era dado em sala sem muito foco. Os mesmo ao se depararem com um tema complicado não mais questionam professores em sala porque com apenas um click eles têm todo o conteúdo prontinho em sua frente em celulares, computadores, tabletes e muitos outros. Por isso vamos bater muito na tecla de que a tecnologia em sala de aula não e uma inimiga e uma grande aliada.
Com a nova metodologia de ensino abrimos um leque maior de aprendizado e além disso aumentamos o diálogo entre professor e aluno e estimularemos a curiosidade e com isso desenvolvera novas habilidades para o ensino. Assim teremos alunos e professores no mesmo patamar tecnológico e cultural com dificuldades semelhantes que juntos vão aprender a inseri-las no processo de ensino, com isso surgiram às poucas novas formas de inserir as aulas a tecnologia adequada para cada tipo de metodologia a ser utilizada.
DESENVOLVIMENTO
Desenvolvemos um grupo de ensino e nos identificamos que a metodologia passada aos professores sempre foi que ele é o detentor do conhecimento e os alunos só absorvem apaticamente sem expressa nenhuma reação. Com isso o corpo docente se viu em um grande desafio: Convencer aos colegas professores dessa nova metodologia que iria se aplicada. Deixando de ser apenas um transmissor de conteúdo e se tornando um construtor, incentivando o aluno a se o co-autor do conhecimento. (PIROZZI, 2003).
Com isso o principal agente de mudança e o professor, e são os que mais demonstram resistência, pois seria um modo deles continuarem no comodismo de sua atual situação, com essas metodologias que e aplicada atualmente em sala eles não precisam busca conhecimento apenas passar o que já e de costume. Preferem mão busca novas formas de ensino embasadas por ferramentas tecnológicas. (Gramigna, 1993).
Nesse contexto, os professores limitam-se ao invés de se capacitar e estar apto a usufruir da tecnologia e possibilitar melhorias nas aulas. O que nossos caros colegas Professores têm que entender e que tudo é tecnologia. Tudo aquilo que serve para auxiliar o ser humano em seu trabalho e em sua vida faz parte da tecnologia. Pode-se dizer que tudo que está a nossa volta é tecnologia.
Sabemos que a tarefa do professor diante dessas grandes mudançasnão é nada fácil.Sendo um imigrante digital sofre ao ter que busca novas formas para da aula, que já conhecem os conteúdos mas que precisam inovar em suas estratégias. Como dizia Pirozzi (2013)
[...] imigrantes digitais que estão aprendendo a utilizar as novastecnologias com o objetivo do aprimoramento da prática pedagógica. E os alunos, claro, são nativos digitais, em grande parte, dominam a tecnologia dos controles-remoto, dos I-pods, do celular, Bluetooth, do MSN, Orkut, facebook, twiter, entre outros, dando um show de habilidade e agilidade no domínio das T.I.C.S(p.2)
Os professores precisão e necessitam compreender as classificações dessa tecnologia para melhorar suas práticas educativas. Como dizia TIBA (2006) que: “O professor tem que entender que não e a única fonte de aprendizagem.” O professor, numa perspectiva de pesquisador tem que ser um exemplo pros alunos nunca pode deixa de se atualizar se aprimorar e conhecer e dominar as novas tecnologias, objetivando torna suas aulas mais atrativas e motivadoras, resgatando a atenção dos alunos e fazendo com que os mesmo se entusiasmem pelo que a professora explica em sala, buscando assim mais dialogo em sala de aula.
...