Desafio Profissional
Por: Caio Molina • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 162 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
POLO VILA MARIANA
CAIO DE SOUZA MOLINA RA 0143515890
ATIVIDADE AVALIATIVA - DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA
E PROCESSOS GERENCIAIS
PROFESSOR-TUTOR EAD Rubia Tatiane da Luz Silva
SÃO PAULO/SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1. APLICAÇÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES 3
CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Todas as organizações sofrem com mudanças a todo momento, sejam elas causadas pelo meio ao qual a empresa está inserida, pelo desenvolvimento rápido e dinâmico, à tecnologia aplicada em seus processos, a capacitação de seus profissionais que não pode deixar a desejar, a organização de suas metodologias que devem sempre ser firmes e consistentes para que os procedimentos e processos não se percam, ou quaisquer outros itens ou peculiaridades que influenciem no andamento do negócio. Por isso, trabalhando com processos gerenciais fica mais claro e eficiente, além de fazer toda a diferença para as companhias.
1. APLICAÇÃO DOS PROCESSOS GERENCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES
O processo gerencial é fundamental para o funcionamento das grades empresas modernas. Ele agrega às Organizações um trabalho que perdura, com continuidade que por muitas vezes se faz repetitivo. Como outros pontos que contribui, podemos destacar também a capacidade de planejar ações dentro dessas companhias, o que estrutura cada vez mais os processos internos. Além disso podemos citar também a organização das Empresas que se adequam à processos gerenciais, bem como a capacidade de dirigir e controlar os que compõem a Organização a medida que se desenvolve.
Toda organização dá-se por um grupo de pessoas que tem por objetivo chegar a um só ponto de convergência de interesses, ou seja, todos dentro de uma organização devem sempre trabalhar de acordo com um propósito pré-estabelecido. Não é a toa que todas as empresas modernas possuem e divulgam sua missão, visão e cultura, através destas premissas todos os que trabalham para ela podem convergir e atuar em apenas uma direção.
A estrutura organizacional sempre é composta por recursos e meios que todas as organizações utilizam, ou seja, automação, tecnologia e mão de obra humana.
Dentro desta estrutura deveremos sempre ter a figura de um gerente responsável por uma equipe. Ele será sempre a figura central capaz de reger todos aqueles que estão abaixo dele dentro da hierarquia. É nele que se centralizam os processos, e é ele o responsável por seus gerenciados, com o objetivo de colher seus resultados através do trabalho e esforços de seu time.
Abaixo deste gerente teremos sempre a figura de um administrador. Este por sua vez será sempre responsável por intermediar todos os recursos que pertencem à aquela determinada empresa, como o financeiro, que nada mais é do que administrar e direcionar a receita e lucratividade daquela organização; tecnológicos, que consistem na atualização dos processos daquela empresa, como por exemplo o uso de softwares para gerenciamento de dados, ou processos de automação dentro de indústrias automobilísticas; e por fim, e não menos importante, os humanos, que sempre são e serão os maiores bens dentro de um companhia, afinal cada vez mais as empresas investem no bem estar e na saúde de seus funcionários, o que os fazem ficar mais satisfeitos afetando diretamente na produtividade e capacidade de cada indivíduo.
Quando falamos de processos gerenciais, devemos sempre citar algumas funções que são fundamentais para que cumpramos com excelência e bom desempenho as funções destes métodos dentro de cada companhia. Dentre as principais estão:
Planejar: Consiste em definir qual será o cenário da organização que estamos inseridos em um longo prazo, o futuro desta empresa. Quais serão as principais metas que os trabalhos de nossos recursos humanos deverão focar e convergir para que atinjamos, definindo a partir deste grande empenho os propósitos de nossa empresa e os objetivos pelos quais iremos atuar.
Organizar: Uma vez planejado, agora devemos transformar estas ações de modo que sejam objetivas, ou seja, que sejam desempenhadas de maneira estruturada e unificada, e ordenadas, que não fujam do pré-estabelecido previamente. Deve-se sempre traçar escopos para cada cargo dentro da organização. Cada colaborador deve estar ciente da maneira que irá atuar dentro destes métodos e qual será a ordem. Devemos formar equipes para que compartilhem necessidades e responsabilidades, e por fim, devemos sempre nos orientar através do orçamento proposto e das prioridades da companhia.
Controlar: Sempre deveremos acompanhar todo o processo proposto. Dentro de grandes organizações e principalmente quando lidamos com um número alto de capital humano trabalhando por um processo padronizado, poderá haver inconsistência, por isso controlar é fundamental para validação dos passos e da metodologia aplicada.
Dirigir: É a capacidade de influenciar e trabalhar com equipes para que alcancem o objetivo estabelecido. A influência nestes grupos certamente irá resultar em um ganho alto para a empresa, e uma lucratividade nos meios envolvidos.
...