Desafio Profissional I
Por: Alcimayre Lisboa • 25/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.098 Palavras (9 Páginas) • 109 Visualizações
[pic 1]
Curso de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos
POLO:
ACADÊMICO: Nome – RA: Registro
TUTOR A DISTÂNCIA: TÂNIA REGINA B. BENITES
DESAFIO PROFISSIONAL
Cidade – Estado
31/05/2017
RELATÓRIO
A empresa Nike está presente em cerca de 140 países, sendo a maior empresa de footwear( tênis e afins) do mundo, sedo seu diferencial a qualidade, o design, tecnologia e preço. Inicialmente o público alvo da marca foram os atletas, mas nos dias de hoje atendem ao público em geral, com opções de modelo ideais para cada consumidor, por exemplo: corrida, chuteira, treino e até modelos casuais.
Para se manter no mercado teve que competir com marcas famosas como Adidas e Reebok, trazendo então inovação tecnológica e construindo parceria com atletas como Steve Prefontaine tornando-se uma lenda não só no esporte, mas também na empresa. No mesmo ano, ele entrou para a história como o maior corredor de longa distância de todos os tempos. Criando um diferencial entre os competidores e agregando valor, e lucro para a marca.
Além da qualidade dos produtos, a Nike também gera lucros significativos com a estratégia de marketing da empresa, como dito anteriormente a exploração da imagem de atletas reconhecidos mundialmente também é lucrativa, como Michael Jordan que possui a linha Air Jordan sendo um sucesso, ou o maior artilheiro das Copas, Ronaldo Fenômeno, foi o primeiro jogador de futebol a ter contrato vitalício com a Nike, em 1994. Dois anos depois, Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Em 2002, o craque levou o Brasil ao pentacampeonato mundial. Após ter anunciado sua aposentadoria, o jogador continua rendendo à Nike o equivalente à 1 milhão de dólares por ano com patrocínios e publicidade, sendo realmente o fenômeno do marketing esportivo. A importância dele para a Nike fica evidente ao se observar as homenagens que a marca fez para ele – é o único a possuir um campo de futebol com seu nome e uma estátua de 3 metros de altura na sede da empresa. Uma outra forma de aumentar o faturamento é patrocínio de clubes de futebol, como Internacional, Corinthians, Seleção Brasileira de Futebol, Barcelona, Manchester City, Roma, Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e outros.
A Nike em 2006 fez um feito para concorrer com as suas rivais Adidas, Mizuno e Asics, foi firmada uma parceria com a Apple Inc, usando seu modelo mais popular de iPod, o iPod Nano, o aparelho monitora as passadas e o desempenho do usuário e os registra no computador para que possam ser comparados. Além disso, a Nike, introduziu uma linha de camisas projetadas com bolsos especiais na manga ou no tronco com as dimensões do pequeno aparelho da Apple Inc. Cerca de dois anos depois, no início de 2008 a Samsung e a Adidas se uniram para criar o primeiro rival da tecnologia Nike e iPod, que permite aos seus usuários integrar seu calçado ao seu tocador portátil na hora de fazer exercícios e avaliar seu desempenho.
Além de investir em marketing, imagem, pesquisa e desenvolvimento, entre outros, a Nike é visionária, criando uma vantagem competitiva em relação às demais marcas do mercado.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1 – A influência da “visão de mundo” nas negociações
a) Por que é importante considerar a “W” dos participantes de um processo de
negociação ?
R: É importante, porque toda negociação é baseada em uma relação entre pessoas, que sofrem influência direta das suas “W” para a tomada de suas decisões. As “W” de cada pessoa interferem diretamente nas relações humanas, sejam elas pessoais ou profissionais. Para o autor Martinelli (2012), “o processo de aprendizagem sobre a “W” deve ser contínuo e seria muito útil que se empregasse uma parte do tempo disponível para se conhecer as diferentes W”. Para eles, esse conhecimento seria fundamental para o bom resultado de uma negociação. Ainda segundo o autor, é fundamental que “saiba-se identificar as diferentes W das partes envolvidas no processo de negociação. O desenvolvimento desta capacidade pode ajudar o negociador a obter resultados mais efetivos”. Enfim, cada pessoa possui uma “w” diferente, por isto é importante o estudo da forma que as partes envolvidas em uma negociação percebem o mundo real, pois interferirá na forma de agir e de negociar de cada indivíduo, afinal toda negociação é baseada em uma relação ente pessoas.
b) No caso da empresa estudada, como a “W” pode afetar nas negociações e nas
estratégias desenvolvidas pela empresa?
R: De acordo com o autor Martinelli (2012), todo tipo de negociação está sujeita a sofrer influência das diferentes W, seja no ambiente externo ou até mesmo interno das empresas. E essa influência não se restringe as relações profissionais, mas também as relações pessoais. É fato que as diferentes “W” dos participantes de uma negociação afetam a percepção, o julgamento e a interpretação do que está sendo negociado. Dessa forma, o que pode acontecer durante a negociação é que um conflito seja gerado, com base na diferente percepção de mundo de cada envolvido.
c) Considerando a importância da comunicação nas negociações, cite estratégias
e meios que as empresas têm adotado para lidar com a questão da “W” nos
processos de comunicação. Pesquisar casos verídicos.
R: Todas as empresas possuem um departamento de comunicação e cabe aos profissionais desse departamento elaborar a política de comunicação, assim como atividades com indicadores mensuráveis que consigam medir a eficácia e eficiência da comunicação empresarial. De uma maneira simples, esses profissionais precisam fazer com que toda empresa fale a mesma língua. há vários canais através dos quais a comunicação pode ocorrer:canais descendentes – orais e visuais, discurso anual, reuniões, entrevistas, relação direta, rádios, alto-falantes, telefones, semáforos, indicadores por números, informação anual, jornal da empresa, cartas diretas ao pessoal, manual de recepção, circulares, panfletos, boletins murais.
...