Desafio profissional
Por: kpastre • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.112 Palavras (9 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO FAC 4 DE CAMPINAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DESAFIO PROFISSIONAL
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1° Bimestre
Marcos Paulo dos Santos RA 2816768840
Klaos Hallam Pastre RA 2813831688
Zarles Donnyzeth da Conceição RA 1759132601
Vagner Novais Meira RA 2803839372
Eduardo Rafael de Paula RA 2866975335
TUTOR EAD – Professor Florizel Pinto
CAMPINAS / SP
2015
Sumário
1. Introdução3
2. Mapeamento do Perfil 4
2.1 Perfil dos Oponentes – Associação dos Moradores do Bairro 4
2.2 Perfil do Negociador – A Gravadora 4
3. Mapeamento das Habilidades Essenciais dos Negociadores 5
3.1 Gravadora5
3.2 Associação de Moradores5
4. Analise e Planejamento6
5. Cultura e Clima organizacional7
6. Feedback8
7. Planejamento8
8. Considerações Finais9
9. Referencias10
1. INTRODUÇÃO
Nesse processo de negociação que será apresentado, serão colocados os interesses de duas partes, onde ocorrerá um conflito da associação dos moradores de um bairro com uma renomada gravadora. Representadas por dois negociadores competentes com estilos diferentes em busca dos interesses dos seus representados. Porém, serão buscados – através do conteúdo estudado na disciplina Técnicas de Negociação – resultados satisfatórios para as duas partes. O trabalho discorre sobre dois perfis de negociadores colocando suas ideias e argumentações. Também, busca demonstrar que a arte de negociar está em nosso cotidiano, desde uma simples compra no semáforo e até grandes negociações executivas. O trabalho está pautado também na disciplina Comportamento Organizacional e procura demonstrar as reações dos colaboradores mediante novas oportunidades, desafios e conflitos.
2. MAPEAMENTO DO PERFIL
2.1 Perfil dos Oponentes – Associação dos Moradores do Bairro
Associação dos moradores do bairro, representada pelo líder Carlos Henrique, tendo sua formação acadêmica em Administração visa defender os interesses dos moradores em preservar a tranquilidade e segurança e qualidade de vida dos moradores do bairro por se tratar da maioria serem pessoas da 3º idade, alegando não precisar desse tipo de infraestrutura no bairro.
2.2 Perfil do Negociador – A Gravadora
Gravadora, representada pelo gerente de novos negócios e porta voz do CEO da Gravadora o renomado Sr Jorge Andrade, com uma sólida experiência em amenizar conflitos e negociações conturbadas, apresentando soluções para a instalação de um empreendimento no bairro, gerando melhorias para a região.
3. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
3.1 Gravadora
ESTILO: Amigável
CARACTERÍSTICAS: Visa estreitar um bom relacionamento para ambas as partes, de forma em que haja uma boa conduta para a negociação.
TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO: Cordialidade, respeito e confiança.
Representando a gravadora, faço um estilo amigável, sempre com cordialidade e respeito com o oponente, pois também precisa da aprovação deles para a instalação do empreendimento que trará melhorias não só para os funcionários da gravadora como também aos moradores da região, pois trará investimento de aspecto físico (infraestrutura) como pessoal (cursos e incentivos às práticas profissionais).
3.2 Associação dos Moradores
ESTILO: Confrontador
CARACTERÍSTICAS: defensor dos interesses dos moradores com estilo questionador. Preza pela tranquilidade do bairro formado na sua maioria por pessoas de terceira idade.
TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO: Procura mesclar confronto e colaboração.
Representando a associação dos moradores, Carlos Henrique, usa-se do estilo confrontador e colaborador, dificultando a instalação da gravadora. Defende que o empreendimento acabará com a segurança, ordem e infraestrutura do bairro. Está resistente a um acordo, pois alega que o empreendimento será desfavorável aos moradores, com isso tenta impedir a instalação.
4. ANÁLISE E PLANEJAMENTO
A associação dos moradores, representada pelo Sr. Carlos Henrique, com um estilo confrontador, levando em conta a análise feita e os argumentos dos moradores com a instalação da gravadora, proporcionará o aumento do barulho, sendo que é um bairro que predomina moradores da terceira idade. Onde também o projeto contribuirá para o aumento da violência, devido movimento de artistas que irão frequentar a gravadora.
Outro ponto levantado foi que trará um transtorno no trânsito do bairro, trânsito esse que por se tratar de um bairro novo e em crescimento, suas ruas não possuem iluminação e sinalização adequadas. Com esses contratempos, Sr. Carlos Henrique, em defesa dos moradores do bairro, alega que o projeto trará uma série de problemas e tenta impedir a instalação da gravadora.
Porém, o Sr. Jorge Andrade ressalto que os objetivos da gravadora é conseguir uma negociação sadia, pois se trata de benefícios mútuos e também uma das estratégias da gravadora é aproximar a população, trazendo seus conhecimentos e experiências, tornando um conhecimento tático, em conhecimento explícito para seus colaboradores, tornando a região uma referência nacional pela sua harmonia entre moradores e empresas, pois os moradores terão abertura para darem sugestões e apresentarem suas reclamações, tornando um argumento muito forte a união de conhecimentos, pois sabemos que “o conhecimento é a moeda mais valiosa que se tem”.Com essa situação se dará vários debates e negociação, até que se chegue a um consenso.
...