Desafio profissional
Por: Repeduardomendes • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.295 Palavras (10 Páginas) • 144 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
1º SEMESTRE
ANDERSON DE FREITAS RA: 2801853637
CLÁUDIA AP M DA SILVA RA: 2868954129
DOMINGOS KAZUTO MITSUYASU RA: 2816779816
EDUARDO ALGUSTO MENDES SANTOS RA: 2870929826
JASON RAFAEL GUNTZEL RA: 2801845650
JEFERSON AUGUSTO NOGUEIRA SILVA RA: 2868946630
DESAFIO PROFISSIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PROFESSOR-TUTOR EAD – CRISTIANE LIMA
Jundiaí/SP
14/04/2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PERFIL DOS OPONENTES
3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO
5. CULTURA ORGANIZACIONAL
6. PRÉVIO DAS NEGOCIAÇÕES
7. PROPOSTA FINAL
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1.INTRODUÇÃO
A gravadora Monte Norte pretende se instalar em um bairro de classe média no interior de São Paulo. Os moradores quando foram informados do acontecimento, entraram em contato com a prefeitura da cidade, a fim de impedir que a gravadora se instale na cidade.
A prefeitura por sua vez, entrou em contato com a empresa informando as reivindicações dos moradores, a fim de apresentar uma proposta de negociação no prazo de 45 dias. A mesma continuará acompanhando o decreto final para prosseguir com a liberação de obras da empresa.
O Sr. Jorge Andrade, negociador representante da gravadora, e o Sr. Carlos Henrique, líder da associação de moradores do bairro, ficaram responsável por todo o processo e coleta de informações, para que no dia da reunião cada um possa apresentar seu ponto de vista com clareza, e proposta.
2. PERFIL DOS OPONENTES
2.1 ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO
A associação do bairro Monte Norte tem como seu representante o Sr. Carlos Henrique, ele é formado em administração, e tem o objetivo de impedir a construção e a mudança da gravadora para o bairro, segundo ele e os moradores, a gravadora vai trazer muito barulho perturbando a tranquilidade do bairro, e com o aumento dos artistas no bairro também trará insegurança, além de que o bairro não tem a infraestrutura para comportar o aumento no transito local. O Sr. Carlos Henrique acredita que o bairro não precisa das melhorias prometida pela gravadora. Ele tem um estilo restritivo de negociador, pois age por seus interesses próprios, é sábio quando necessita chegar a um acordo, tenta ganhar tempo enquanto analisa seu oponente e tenta mostrar sempre o lado ruim do oponente para deixar em posição inferior.
2.2 GRAVADORA MONTE NORTE
A gravadora Monte Norte, enviou o Sr. Jorge Andrade para representar a empresa, ele por vez é estrategista de negócios, tem experiência em meio a conflitos, seu objetivo é criar um relacionamento com a associação de moradores, obter a liberação para a construção e a mudança da gravadora. O Sr. Jorge alega aos moradores que o progresso é inevitável, a gravadora possui estúdios de última geração que não propagam barulho, e que a gravadora quer contribuir para o crescimento do bairro, ajudando na infraestrutura, questionando a prefeitura quanto a segurança e a manutenção frequente do bairro na parte de iluminação, e ainda propõem a criação de um retorno para melhorar o acesso pela rodovia e diminuir o transito local. O Sr. Jorge Andrade tem um estilo amigável, combina sua consideração com confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, utiliza do entusiasmo e da diplomacia para acalmar o oponente e se auxilia de grupos para sua defesa.
3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO DE JUNG
3.1. Carlos Henrique
Estilo restritivo, mostra como os indivíduos combinam o controle com a desconsideração com os outros. Age apenas conforme seus interesses. É sábio quando necessita chegar a um acordo. Usa um representante para ganhar tempo enquanto analisa o oponente sem revelar sua posição. Ressalta apenas os lados “ruins” do oponente tentando o colocar em uma posição inferior. Age sem informar o oponente.
3.2. Jorge Andrade
Estilo amigável, combina a consideração com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, independente do resultado, utiliza do entusiasmo e da diplomacia para acalmar o oponente, usa de formação de grupos para auxiliar em sua defesa e introduz itens superficiais que não fazem parte da agenda.
4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO
4.1 ANALISANDO A SITUAÇÃO
Na atual situação a associação de moradores, relata que o empreendimento trará prejuízo a população local.
Tais como:
- O barulho irá tirar nossa tranquilidade.
- O bairro não comportará o trânsito intenso no local.
- A segurança está ameaçada.
E já foi encaminhado um oficio,
...