Desigualdade Social No Brasil
Ensaios: Desigualdade Social No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: L.andradedelima • 18/6/2014 • 285 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
Introdução
A desigualdade social refere-se a processos relacionais na sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo, classe ou círculo social. As áreas de desigualdade social incluem o acesso aos direitos de voto, a liberdade de expressão e de reunião, a extensão dos direitos de propriedade e de acesso à educação, saúde, habitação de qualidade, viajar, ter transporte, férias e outros bens e serviços sociais. Além de que também pode ser visto na qualidade da vida familiar e da vizinhança, ocupação, satisfação no trabalho e acesso ao crédito. Se estas divisões econômicas endurecem, elas podem levar a desigualdade social.
Desigualdade Social no Brasil
Apesar de ser um país rico em recursos naturais e com um PIB (Produto Interno Bruto) figurando sempre entre os 10 maiores do mundo, o Brasil é um país extremamente injusto no que diz respeito à distribuição de seus recursos entre a população. Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres, devido ao fenômeno da desigualdade social, que é elevado.
Decorrente essencialmente, da má distribuição de renda, as conseqüências da desigualdade social no Brasil são observadas na “favelização”, pobreza, miséria, desemprego, desnutrição, marginalização, violência. A despeito do Brasil estar entre o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. Estudiosos propõem soluções para o problema, dentre elas: aliar democracia com eficiência econômica e justiça social.
Pesquisadores da área social e econômica atribuem essa elevada desigualdade social no Brasil a um contexto histórico, que culminou numa crescente evolução do quadro no país.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
• Falta de acesso à educação de qualidade
• Política fiscal injusta
• Baixos salários
• Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico
...