A desigualdade social no Brasil
Artigo: A desigualdade social no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulatti • 6/11/2013 • Artigo • 271 Palavras (2 Páginas) • 568 Visualizações
As desigualdades sociais
A desigualdade social no Brasil, apesar dos avanços da primeira década dos anos 2000, ainda é considerada uma das mais altas do mundo. Mas é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. A noção popular é de que a poucos com muito e muitos com pouco. As desigualdades são fruto das relações, sociais e políticas, mostrando que não são apenas econômicas, mas também culturais, participar de uma classe significa que você esta em plena atividade social, seja na escola, seja em casa com a família ou em qualquer outro lugar.
A desigualdade social gera uma previdência enfraquecida que não consegue sustentar os aposentados dignamente; permite a existência de um mercado de trabalho e uma educação elitizada, onde poucos jovens de menor renda conseguem adquirir uma melhor formação escolar e profissional; e, dentre as piores consequências, propicia a ocorrência da violência urbana. E essa desigualdade tende a se acumular.
É verdade que as desigualdades sociais são em grande parte geradas pelo jogo do mercado e do capital, assim como é também verdade que o sistema político intervém de diversas maneiras, às vezes mais, às vezes menos, para regular e corrigir o funcionamento dos mercados em que se formam as remunerações materiais e simbólicas.
As desigualdades se originam dessa relação contraditória, refletem na apropriação e dominação, dando origem a um sistema social, neste sistema uma classe produz e a outra domina tudo, onde esta última domina a primeira dando origem às classes operárias e burguesas.
A sociedade brasileira deve perceber que sem um efetivo Estado democrático, não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social no Brasil.
...