Didática E Pratica De Ensino
Ensaios: Didática E Pratica De Ensino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Biabrunick • 23/4/2014 • 1.306 Palavras (6 Páginas) • 245 Visualizações
1. SEMENTINHAS DO AMANHÃ
1.1 Público alvo:
• Crianças da faixa etária de 4 à 5 anos.
1.2 Justificativa:
Com base em nossas pesquisas, percebemos a importância de incentivar e inserir o conhecimento sobre uma alimentação saudável desde a 1ª infância e com isso garantindo um bom desenvolvimento físico e intelectual, prevenindo assim distúrbios nutricionais, como anemia, desnutrição, obesidade, além de osteoporose, hipertensão e diabetes. ( Alessandra Coelho - Nutricionista, 2010).
Por essa razão resolvemos criar um projeto de reeducação alimentar, onde mostraremos a importância dos alimentos e os benefícios que eles nos trazem com uma abordagem lúdica e divertida para facilitar o diálogo com o público infantil e contando com diversas atividades interessantes e pertinentes a faixa etária escolhida.
1.3 Objetivos Gerais:
• Apreciar os alimentos saudáveis;
• Distinguir os alimentos por grupos;
• Aprimorar o paladar.
1.4 Objetivos Específicos:
• Contribuir para uma alimentação mais saudável para a criança e sua família;
• Identificar o que os alunos entendem por uma boa alimentação;
• Propor alternativas para a prática da alimentação saudável.
1.5 Cronograma:
• O projeto tem a duração de 6 dias, sendo 3 encontros semanais .
1.6 Desenvolvimento:
• 1º Encontro: Contaremos a historinha do livro “Duelo Das Fadas”( Secco, Patrícia Angel ); Após a leitura, mostraremos uma pirâmide alimentar e as crianças trarão gravuras dos alimentos que mais gostam para o próximo encontro;
• 2º Encontro: Confeccionaremos cartazes com as gravuras trazidas de casa, classificando-as em seus grupos;
• 3º Encontro: Assistiremos o filme “História de vegetais”, (Mike Nawrocki e Phil Vischer, 2002);
• 4º Encontro: Vamos conversar sobre o filme assistido, onde poderão expor o que mais gostaram e desenhar o mesmo, após faremos à leitura do livro “ Rimas Saborosas”,(Cesar Obeid –Editora Moderna);
• 5º Encontro: Levaremos sementes de alguns vegetais, para o plantio de uma horta, com a cooperação de todos os alunos, que ficaram encarregados da irrigação da mesma;
6º Encontro: Para concluirmos faremos uma festinha das frutas, em uma bacia estarão várias frutas da época cortadas em quadrados, para que os próprios alunos façam o seu espetinho de frutas
2. VIVÊNCIAS NOS ESPAÇOS ESCOLARES
Perante as pesquisas realizadas pelo nosso grupo podemos evidenciar diferentes vivências nos espaços escolares, começando com o cotidiano da sala de aula, ficou claro para nós que os professores que fazem seus alunos seguirem um mesmo roteiro de atividades e horários, tendem a ter uma aula mais tranquila e bem planejada, tornando a tarefa de ensinar muito mais fácil e prazerosa, mas principalmente fazendo com que os alunos se sintam mais confiantes na hora de aprender.
Identificamos também que quando o professor não tem essa rotina e um bom planejamento de aula a turma sai do controle, resultando em um mau rendimento e deficiência de conteúdo.
Quanto às posturas docentes, percebemos distintas realidades, como por exemplo, em ambiente de trabalho que existe coleguismo, uma abertura para diálogos vinda de seus supervisores em que os professores possam se expressar e expor suas idéias, conseqüentemente eles vão melhorar seu desempenho e se tornar profissionais realizados. Já quando não existe esta liberdade de expressão, ocasiona uma repressão de pensamentos, professores tornam-se desanimados, acabam trabalhando como unidade ao invés de trabalharem em conjunto, como deve ser e como se dá o aprender a ensinar.
Gostaríamos de pontuar também, a importância do afeto, as aulas afetivas fazem muita diferença na vida do aluno, criar este laço com o professor é de um valor inestimável na hora do aprendizado. A habilidade emocional é um grande desafio para o educador contemporâneo, qualquer que seja esse educador. Do líder de uma empresa ao presidente de uma associação, passando por pais e professores, todos devem ter essa habilidade. O aluno precisa do humano, em um mundo onde a violência aumenta cada vez mais, onde a agressividade é absolutamente assustadora, a solução não está em mais agressividade nem em severos castigos. A solução está no afeto. (Gabriel Chalita,2004)
3. NOVAS DIDÁTICAS
Em nosso trabalho iremos contemplar a área do conhecimento de História, a turma escolhida será de 3ºano, do ensino fundamental.
Nossa atividade será sobre o aniversário da nossa cidade, Porto Alegre.
A proposta consiste em ensinar a data que se comemora o aniversário da cidade, os pontos turísticos e as histórias predominantes.
As atividades apresentadas serão:
• Produzir cartazes com gravuras de Porto Alegre, antes e depois, coletadas pelos alunos;
• Estudo da história destes pontos turísticos;
• Confeccionar desenhos do lugar que mais gostaram.
Todas as etapas ficarão em exposição na sala de aula.
Verificando novas didáticas para nossa proposta, resolvemos aplicar uma atividade diferenciada, em que aprendessem todo o objetivo do conteúdo mas de uma forma totalmente participativa:
• O aluno juntamente com sua família, irá escolher um ponto turístico de Porto Alegre, para visitar e tirarem fotos;
• Após o passeio, vão confeccionar
...