Diferentes tendencias pedagógicas
Por: jmarchetti • 18/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 870 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
1 INTRODUÇÃO:
Lógica da matemática e a História da matemática se apresenta como um ótimo recurso pedagógico e de grande importância e a sua utilização em sala de aula não é uma novidade entre os professores de matemática. No entanto ela começa a se destacar na década de 1980, quando é realizado, em Toronto no Canadá ,o Workshop História na Educação Matemática.
No Brasil, a Lógica da matemática e a História da matemática começa a ganhar espaço a partir de 1999, a partir da criação da Sociedade Brasileira de História da Matemática (A SBHMat), no III Seminário Nacional de História da Matemática, realizado em Vitória (ES).
A maioria dos professores de matemática concordam que a história da matemática deve estar presente em sala de aula. No entanto surgem diversas dúvidas quando se analisa qual a melhor forma de utilizar este recurso.
Devemos mostrar aos alunos a importância de cada conteúdo aprendido e que tais conteúdos não surgiram do nada muito pelo contrário, existem muito estudo sobre cada um deles.
2 DESENVOLVIMENTO:
Os livros analisados foram (Praticando a matemática de Àlvaro Andrini e Maria José Vasconcelos Editora do Brasil) o segundo livro foi ( Matemática Idéias e desafios de Iracema e Dulce Editora Saraiva) e o terceiro livro (Matemática Uma aventura do pensamento de Oscar Guelli Editora Atica) todos do 8ano.
Efetuado a análise dos três livros cheguei a conclusão que ambos trabalham com um pouco da Lógica da matemática em todos os capítulos, Embora seja muito importante a parte da história da matemática é deixada um pouco de lado pelos autores
O livro é elaborado de forma tradicional, cada capítulo iniciando com uma breve introdução seguida de definições, gráficos, tabelas, aplicações, e outros. As atividades propostas aos alunos são apresentadas como exercícios resolvidos ou exercícios propostos,
No que se refere à História da Matemática, encontramos poucos textos que aparecem na seção “Leitura”. Porem , esta seção é sempre colocada nas últimas páginas de cada capítulo e não consta no sumário. Os textos que ali se encontram são geralmente curtos, mas interessantes e sempre pertinentes ao assunto que foi abordado no capítulo.
Entres os 3 livros analisados na minha opinião o livro mais interativo com melhor conteúdo é o Praticando Matemática da Editora do Brasil. Ao fazer a introdução de cada capítulo, o autor procura usar os mais diversos assuntos como,
economia, estatística , um pouco de física, e vários tipos de situações problema,
Cada capítulo traz ainda alguns textos adicionais onde a abordagem é direta que são distribuídos em seções como :leitura optativa, leitura ou curiosidades. Os textos que ali se encontram são geralmente curtos, mas interessantes e sempre pertinentes ao assunto que foi abordado no capítulo.
Em cada capitulo apresentado no livro descrito acima cerca de aproximadamente 50% dos conceitos de lógica e historia da matemática são abordados.
Veja o gráfico abaixo:
O grafico foi feito no Excel 2010.
Um fato que percebi foi o autor utilizar algumas palavras que são desconhecidas dos alunos, termos técnicos que são geralmente usados em outros cursos . Neste caso caberá ao professor propor uma consulta ao dicionário em sala de aula.
A maneira como os textos aparecem nos livros que analisamos não possibilita ao professor utiliza-lo de forma a fazerem parte do processo de ensino. Eles surgem no final de cada capítulo e apesar de estarem de acordo com o assunto
...