Direito Falimentar
Trabalho Universitário: Direito Falimentar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThiaraFachetti • 4/4/2014 • 958 Palavras (4 Páginas) • 3.896 Visualizações
DIREITO FALIMENTAR
EXERCÍCIOS DA AULA 01 DEVEM SER ENTREGUES MANUSCRITOS NA DATA DA AV1.
AULA 1 - Evolução Histórica: Falência. Recuperação Judicial. Extrajudicial
Caso Concreto:
Carlos Eduardo é aposentado e possui suas reservas aplicadas no Banco APHA S/A, onde foi verificado por meio de auditoria enorme desfalque o que gerou grande crise de desconfiança e consequentemente uma crise de liquidez no Banco. Carlos procura você advogado especialista em Direito Empresarial questionando se haveria o risco do banco solitar falência de acordo com a legislação vigente.
Questão Objetiva:
Entende-se por principal estabelecimento o
A) lugar da sede da empresa.
B) local onde está assentado o ponto empresarial.
C) o local do domicílio do empresário.
D) lugar onde o empresário centraliza as suas atividades, administração de seu negócio e maior volume de negócios.
E) é fixado pelo juiz.
QUESTÕES DAS AULAS 03 E 08 SERÃO SELECIONADOS PARA CAIR EM AV1.
AULA 3 – Da Recuperação Judicial
Caso Concreto:
Marcos Henrique, empresário individual no ramo de confecções de roupas e acessórios passava por grave crise financeira tendo em vista a forte concorrência dos produtos chineses. Em março de 2011, após meses de luta contra uma doença rara, morre, deixando apenas a esposa Maria Amélia como herdeira. Oriente Sra. Maria Amélia de acordo com a legislação atual sobre a recuperação judicial no que diz respeito a legitimidade e requisitos para recuperação judicial.
RESPOSTA: A recuperação judicial, consiste em viabilizar a superação da situação econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a superação da empresa, sua função social, e o estímulo a atividade econômica. Como expõe o caso concreto, mesmo com morte do principal do devedor, em conformidade com o art. 48, parágrafo único, da Lei 11.101/05, a recuperação judicial poderá ser requerida pela cônjuge e herdeira de Marcos Henrique, desde que obedeça também os requisitos presentes no art. 48, como: exercer regularmente as suas atividades há mais de 02 anos, não ser falido, e se foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitado em julgado, não ter há menos de 5 anos obtido concessão de recuperação judicial, não ter há menos de 8 anos obtido concessão para recuperação judicial em plano especial, também é necessário não ter sido condenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previsto na Lei de Falência.
Questão Objetiva:
Poderá requerer a recuperação judicial o devedor que estiver no regular exercício de suas atividades há mais de:
A) 02 (dois) anos e não tiver, há menos de 05 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial.
B) 01 (um) ano e não tiver, há menos de 03 (três) anos, obtido concessão de recuperação judicial.
C) 03 (três) anos e não tiver, há menos de 05 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial.
D) 01 (um) ano e não tiver, há menos de 02 (dois) anos, obtido concessão de recuperação judicial.
E) 04 (quatro) anos e não tiver, há menos de 06 (seis) anos, obtido concessão de recuperação judicial.
AULA 8 – Da Recuperação Extrajudicial
Caso Concreto:
Recuperação extrajudicial evita falência da Moura Schwark.
Sem liquidez, construtora recorreu à nova Lei de Falências e negociou com credores dívida de R$ 30 milhões
Rafael Frank
A Moura Schwark Construções quase fechou suas portas em 2007, após 60 anos de atividade. Na época, a empresa perdeu sua liquidez ao ver sua dívida, distribuída entre cerca de 600 credores, atingir R$ 30 milhões. Os primeiros
...