Direito Tributário
Pesquisas Acadêmicas: Direito Tributário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katiuciakaufmann • 27/3/2015 • 200 Palavras (1 Páginas) • 445 Visualizações
O art. 167 do Código Civil, que trata da dissimulação, está assim redigido:
Art. 167. É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma.
§1° Haverá simulação nos negócios jurídicos quando:
I – aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas às quais realmente se conferem, ou transmitem;
II – contiverem declaração, confissão, condição ou cláusula não verdadeira;
III – os instrumentos particulares forem antedatados ou pós-datados;
§2° Ressalvam-se os direitos de terceiros de boa-fé em face dos contraentes do negócio jurídico simulado.
Maria Helena Diniz (2003, p. 169), citada por Silva (2012), revela uma diferenciação. Diante do contexto abordado, analise o trecho abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens que preenchem as suas lacunas corretamente:
“A ______________________ provoca falsa crença num estado não real, quer enganar sobrea existência de uma situação não verdadeira, tornando nulo o negócio. A _______________________ oculta ao conhecimento de outrem uma situação existente, pretendendo, portanto, incutir no espírito de alguém a inexistência de uma situação real, e no negócio jurídico subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma.” (CC, art. 167, 2ª parte)
A simulação – dissimulação
B dissimulação – simulação
C declaração – condição
D
cláusula – dissimulação
letra A
...