Direitos Reais De Superficie
Artigos Científicos: Direitos Reais De Superficie. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hisdaleck • 19/12/2014 • 924 Palavras (4 Páginas) • 536 Visualizações
1 ÁREA (ASSUNTO)
Direito Civil.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Direitos Reais de Superfície.
3 JUSTIFICATIVA DO TEMA
O direito real de superfície é criação recente no cenário jurídico brasileiro, posto isso temos que tal introdução no ordenamento jurídico se deu com a criação do estatuto da cidade, lei nº 10.257/01, no corpo os seus artigos 21 ao 24.
Deste modo, é de suma importância o estudo de tal tema, por ser assunto ainda pouco conhecido, e existir pouco material didático sobre o mesmo. Tendo em vista que o direito de superfície nada mais é do que uma concessão do proprietário de determinada posse, a outrem, para que este se valha de sua utilização por determinado período, que este por sua vez se utilize do subsolo, seus direitos se restringem ao uso da superfície.
4 PROBLEMA DE PESQUISA
Diante da introdução desse direito no nosso ordenamento jurídico, com o código de civil 2002, e por tal instituto ser pouco utilizado pela sociedade, neste projeto de monografia, serão abordados os procedimentos e a aplicabilidade de tal instituto na pratica; fundamentado em obras recentes que abordam aspectos do tema, e também de autores estrangeiros, posto que tal tema é disciplinado em países como Portugal e Itália.
5 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Analisar de modo conciso a introdução do direito de superfície no ordenamento jurídico brasileiro.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Examinar a legislação pátria que trata a respeito do tema
II – Estudar alguns dos doutrinadores brasileiros que tratam sobre o direito de superfície
III – Comparar a legislação, e o material existente sobre os direitos da superfície nacional, com o de outros países que regulam o assunto como Portugal e Itália.
IV – Traçar parâmetros de comparação e averiguar as semelhanças.
V – Avaliar, então a importância de tal instituto para o ordenamento jurídico no Brasil.
6 REFERENCIAIS TEÓRICOS
O direito real de superfície é uma ferramenta de suma importância para estimular a produtividade da propriedade urbana ou rural, com este é possível à minimização dos problemas de distribuição e a má utilização da terra, além de oferecer às partes interessadas uma opção de investimento.
O presente trabalho tem o intuito de apresentar a conceituação do direito real de superfície, este que é um instrumento legal, porém pouco utilizado; é um direito real, uma inovação trazida pelo código civil de 2002, onde se permite transmitir ao superficiário o direito sobre determinada superfície.
A importância do estudo do tema esta em fazer valer a função social prevista no artigo 5º inciso XXIII do Constituição Federal:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;
O
...