TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentação Técnica e Legislação de Projetos

Por:   •  16/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

Organizando a Cidade


As cidades, desde muito tempo, são pensadas para serem locais agradáveis aos seus moradores. Embora nem sempre isso seja possível, as cidades são planejadas e suas regiões organizadas de acordo com o uso do solo.

Para isso são estabelecidos parâmetros que possibilitam a melhor arrumação da cidade em relação às edificações que serão construídas em cada uma dessas regiões, e que tipo de equipamentos públicos ou não deverão ser criados para que haja o mínimo suporte aos moradores e frequentadores de cada local.

Zoneamento Urbano

Perceba que foram propostas zonas onde somente é liberada a ocupação por residências, outras são de uso diversificado, ou seja, elas podem ser ocupadas por residências, edifícios de serviço e comercio, outras são zonas de preservação ambiental, e ainda há zonas de atividades industriais. Isso tudo é feito com base em estudos para que a cidade se desenvolva de forma organizada permitido melhores condições de salubridade mobilidade aos cidadãos.

Índices Urbanísticos e seus impactos na cidade



Além de dividir a cidade em zonas, é preciso organizar essas zonas, definido índices - valores que regulamentam a disposição das construções nos lotes. Imagine a seguinte situação: Uma cidade ocupada por edifícios altos e pouco afastados uns dos outros:

 Índices Urbanísticos



Uma cidade assim não seria um bom lugar para se viver. Sem parâmetros específicos, a cidade se tornaria uma ilha de calor, sem áreas livres ou espaços de lazer. Para possibilitar novos empreendimentos, a criação de áreas de lazer, praças e melhores condições de vida é que são aplicados os índices de:



Utilização – IU

Ocupação - IO

Permeabilidade do terreno - IP





Esses índices são calculados de acordo com a zona onde as edificações estão localizadas. Além deles também são estabelecidos recuos laterais, frontal e de fundo. Isso evita que as edificações sejam executadas nos limites do terreno e com inúmeros pavimentos. Esses valores são definidos pela Lei de Uso, Ocupação e Ordenamento do solo de cada município e devem ser respeitados sempre.

IO - Índice de Ocupação Máxima: É o resultado da relação entre a área ocupada (área ocupada pelo térreo e projeções dos pavimentos superiores) pela edificação e a área total do lote; representa a área máxima que poderá ser ocupada pela edificação.



IU - Índice de Utilização Máximo: É o resultado da relação entre a área útil (área total construída) da edificação e a área total do lote; representa a área máxima que poderá ser utilizada. O IU é calculado de acordo com a área total construída, contabilizando todos os pavimentos.

IP - Índice de Permeabilidade Mínimo: É resultado da relação entre a área livre e a área total do lote. Representa a área mínima que devera ser deixada livre para escoamento de águas pluviais dentre outros.

1.6.7 - Aplicando os Índices

Para entender como funcionam os IO, IU, IP e os recuos, vamos aplicá-los no exemplo abaixo:

O lote possui 250,00m². A área total construída é 170,00 m² e a área ocupada pela casa e suas projeções no solo é 110,00m² Os recuos tomados foram:


[pic 1]

Frontal: 5.00m


Laterais: 2.00m


Fundo: 3.00m

Índice de Ocupação Máxima

O lote possui 250,00m². A área total construída é 170,00 m² e a área ocupada pela casa e suas projeções no solo é 110,00m² .Os recuos tomados foram:

[pic 2]

Frontal: 5.00m

Laterais: 2.00m

Fundo: 3.00m

Io=44%

Índice de Utilização Máximo

O lote possui 250,00m². A área total construída é 170,00 m² e a área ocupada pela casa e suas projeções no solo é 110,00m² .Os recuos tomados foram:



[pic 3]

Frontal: 5.00m

Laterais: 2.00m

Fundo: 3.00m

IU=68%

Índice de Permeabilidade Mínimo

O lote possui 250,00m². A área total construída é 170,00 m² e a área ocupada pela casa e suas projeções no solo é 110,00m². Os recuos tomados foram:


[pic 4]

Frontal: 5.00m

Laterais: 2.00m

Fundo: 3.00m

IP=56%

Índices

Pronto! Agora basta comparar com os parâmetros oferecidos pelas leis. Caso os valores estejam atendendo a esses parâmetros, é permitido realizar a construção. Caso não estejam, é fundamental refazê-los.

Para a zona onde essa edificação será implantada, os índices fornecidos pela LOUOS são:




Indices

Recuos:

IO= 50%

Frontal: 4.00m

IU=75%

Laterais: 1.50m

Indices

Recuos:

IO= 44%

Frontal: 5.00m

IU=68%

Laterais: 2.00m

Logo, ao comparar as informações fornecidas com os valores adotados na nossa construção, vemos que ela está de acordo com os parâmetros indicados, e por isso poderá ser executada sem que seja preciso realizar modificação alguma.

Atividade 1

[pic 5][pic 6]
Os valores adotados por Roberto, em seu projeto para cada lote, foram:

Indices

Recuos:

IO= 70%

Frontal: 6.00m

IU=80%

Frontal: 6.00m



E os valores pesquisados por Diana para cada lote, foram:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (203.3 Kb)   docx (396 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com