TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPCS EQUIPAMENTO PROTEÇÃO COLETIVA

Por:   •  16/11/2022  •  Resenha  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 7

Equipamentos de proteção coletivas em canteiro de obras

                                                            Aluno: Lanes Rocha

                                           Prof: Evio

FORTALEZA-CE

2022

Conforme as estatísticas, os riscos de acidentes laborais no setor da construção civil são elevados. Por isso, os profissionais e as empresas responsáveis devem ter a segurança no trabalho como algo sério e tomar medidas preventivas, que abrangem desde treinamentos até materiais de segurança. São diversos perigos aos quais os trabalhadores são submetidos num canteiro de obras, desde trabalhos em altura, maquinário pesado e materiais nocivos à saúde. Assim, com a finalidade de evitar que ocorram acidentes e que se desenvolvam doenças ocupacionais, a solução mais eficaz é a prevenção e a proteção dos profissionais.

Para isso, existem os equipamentos de proteção individual, que são para o uso pessoal de cada trabalhador, são obrigatórios e devem ser disponibilizados pelos empregadores. Entre eles, temos máscaras, luvas e capacetes. Mas para além dos EPIs, existem também os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) que possui grande importância para prevenção de acidentes e doenças no trabalho, o qual mantem a segurança no canteiro de obras. Os EPCs cobrem todos os trabalhadores e pessoas que possam está no local para uma visita ou por outros motivos.

Seu objetivo principal é proteger o ambiente de trabalho, evitando que acidentes ocorram naquele ambiente. Existem vários tipos de equipamentos que podem ser utilizados para proteção coletiva, dependendo do setor e modelo de operação. Na construção civil, as placas de sinalização são comuns em máquinas e locais perigosos. Existem também cones e faixas de segurança para restringir o acesso ou mesmo isolar temporariamente locais, como lajes recém concretadas ou área de transição de caminhões.

Além disso, existem equipamentos, apontados por alguns como EPCs, que protegem contra incêndios, como extintores de incêndio, sprinkles e detectores de fumaça. Ademais, certos locais fechados devem ter sistema de ventilação, purificação e eliminação de gases e vapores prejudiciais à saúde. Esses equipamentos são mais comuns em indústrias, onde há uma maior produção de gases tóxicos que devem ser controlados.

O uso dos EPCs é um requisito para a segurança do trabalho e é obrigatório em todas as obras do Brasil. Portanto, as empresas e os profissionais que não providenciarem ou não realizarem a manutenção correta dos equipamentos estão sujeitas a penalidades previstas na legislação, como multas, embargos e responsabilidade criminal em casos de acidentes.

Além das questões legais, a importância de usar os EPCs vai além, pois preza pela saúde dos trabalhadores, afetando diretamente as condições de trabalho, o cronograma, a produtividade e os custos da empresa. Os equipamentos não só aumentam a segurança, mas também o bem-estar no canteiro de obras. Quando há uma negligência na adoção de EPCs, a chance de ocorrer acidentes ou dos operários desenvolverem doenças aumenta. Portanto, implantar EPCs, além de uma obrigação, é uma das maneiras mais eficazes de evitar imprevistos que acarretam em prejuízos para ambos os lados.

A NR 18 provavelmente seja a norma regulamentadora mais importante para o setor da construção civil. Estabelece diretrizes administrativas, de planejamento e organizacionais. Visam implementar medidas preventivas de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Como indicado na NR 18, os trabalhadores estão proibidos de entrar ou permanecer no local, sem que estejam assegurados pelas medidas previstas nesta NR e compatíveis com a fase da obra.

A NR 18 tem como principais objetivos garantir a saúde e a integridade dos trabalhadores, definir as atribuições e responsabilidades às pessoas que administram, fazer previsão dos riscos que derivam do processo de execução de obras, determinar medidas de prevenção e proteção que evitem ações e situações de risco e aplicar técnicas que reduzam ao máximo o risco de acidentes e doenças.

Alguns exemplos de EPCs são a linha de vida, guarda corpo, proteção abertura de piso, proteção do poço elevador e redes de proteção. A linha de vida é um equipamento importante para a segurança de quem trabalha em altura. Trata-se de um equipamento cuja instalação depende de mão de obra especializada para opera-la adequadamente.

A linha de vida consiste na instalação de cordas ou fitas presas ao cinto de segurança e a ancoragens para permitir que as pessoas trabalhem em altura com segurança. É indicada para trabalhos em altura onde não possui outros meios de proteção coletiva como manutenção de fachadas, trabalhos de arremate, trabalhos em telhados, entre outros.

De acordo com as normas em vigor, as linhas de ancoragem ou linhas de vida são consideradas proteções coletivas porque podem suportar vários trabalhadores ancorados nela ao mesmo tempo. Existem dois tipos de linhas de vida em termos de tempo de uso. Temos as temporais, que instalamos, utilizamos e desmontamos na fase da obra em que são necessárias. E existem também as fixas que são instaladas e permanecem ao longo da obra.

Todas as linhas de vida devem ser certificadas pelo fabricante e certificação por sua instalação. Em alguns casos, o fabricante autoriza a instalação do seu material, em outros é contratada uma empresa para tal. A equipe instaladora deverá passar por um treinamento sobre trabalho em altura e em procedimentos de instalação.

O guarda-corpo, também conhecido como parapeito, é um instrumento de proteção que serve para evitar que pessoas, sejam adultos ou crianças, sofram possíveis danos durante uma queda causada por irregularidades que vão desde pequenos degraus até a diferença de um pavimento a outro, o que pode levar a lesões sérias e até mesmo a morte. Outro uso desse elemento é servir como partido arquitetônico para aprimorar os projetos.

O conforto e a beleza que esse item oferece cria um espaço seguro, com uma estrutura diferenciada, que acaba chamando a atenção do público. Desta forma, também são bastante utilizados em mirantes, que são pontos de observação da paisagem. Para servir ao propósito de ponto de observação, deve necessariamente, estar localizado em um local mais elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com